Sábado fui participar de um painel com Renato Fonseca e do AppDate com Eric Hayashi na Feira do Empreendedor em São Paulo e acabei conhecendo mais uma porção de novos empreendedores que resolvem experimentar aplicar algum modelo de negócios diferenciado. Um deles foi o Gabriel Resende, que me deu uma entrevista em vídeo – veja abaixo.
Ele me contou que, todos os anos, são vendidas mais de meio bilhão de passagens rodoviárias interurbanas no Brasil. Apesar disso, o setor carece de um serviço que concentre informações e agregue a compra de passagens de ônibus de diferentes companhias rodoviárias de maneira intuitiva. Pensando nisso, o Chegue.Lá foi criado para facilitar a vida do viajante de ônibus.
entrevista com Gabriel Resende, da startup chegue.la por Startupi no Videolog.tv.
Lançado há menos de dois meses, a versão beta já está disponível e fornece informações sobre as companhias que operam trechos interestaduais diretos no Brasil, além de linhas dentro do estado de São Paulo. A base de dados do Chegue.Lá está em constante evolução, para oferecer todas as informações que o usuário precisa. Hoje, já são mais de 62 mil rotas disponíveis e 350 empresas de ônibus cadastradas.
O próximo passo é iniciar a venda de passagens pelo site, já em negociação com distribuidores. Um dos diferenciais do Chegue.Lá é permitir ao passageiro que faz baldeação em uma cidade intermediária comprar todas as passagens do trajeto de uma só vez. O site permitirá ao usuário explorar a rota que melhor atende à sua necessidade, seja a mais barata, a mais rápida ou a mais conveniente.
“O site é projetado para ser simples, evitando que o usuário se confunda com muita informação. Sabemos que o desejo dele é ir de uma cidade a outra, e é o que buscamos oferecer no Chegue.Lá”, afirma Felipe Arenales, um dos co-fundadores.
O projeto também inclui a diversificação dos canais de venda, com a comercialização via dispositivos móveis. “Estimamos que, atualmente, menos de 1% das passagens são adquiridas pela internet. Este mercado tem imenso potencial de crescimento, com a popularização do comércio eletrônico no Brasil”, diz Gabriel Resende, co-fundador da startup.
Fundadores
Felipe Arenales, 24 anos, é formado em Engenharia de Computação pela USP de São Carlos e doutorando pela mesma universidade. Trabalhou com desenvolvimento de software na empresa Daitan Group, em Campinas.
Gabriel Resende, 25 anos, é formado em Engenharia de Computação pela USP de São Carlos e cursa mestrado profissional no ITA. Trabalhou com tecnologia de informação na SIEMENS e atualmente faz parte do Programa de Especialização em Engenharia da Embraer.