Um time de profissionais de gestão conhecidos no mercado, incluindo Marcia Matos, Maria Augusto Orofino, Renato Nobre, Marcelo Pimenta, entre vários outros, resolveram reunir seus conhecimentos em um formato fácil de entender e de compartilhar. Nasceu assim o ebook “Ferramentas visuais para estrategistas”.

Quem pensou em “canvas do modelo de negócio” está correto, mas o livro vai além disso – contém ferramentas visuais que datam dos anos 1940! Sem preconceitos, o valor das coisas está pontualmente no valor que elas geram, e nunca se sabe qual vai ser a peça que faltava para facilitar a estratégia de sua startup ou empresa. Veja abaixo um vídeo de divulgação, com depoimentos dos cocriadores, e slides do livro.

“Uma imagem pode valer mais do que mil palavras”, lembra Marcelo Pimenta, coordenador do trabalho. O livro contém diversos exemplos comentados de ferramentas visuais para diversos objetivos: construir visão de longo prazo, tomar decisão e fazer acontecer. O livro é uma verdadeira retomada de muitas das técnicas de gestão das últimas décadas e o fato de priorizar o visual e o prático eleva o valor do material para uso no dia-a-dia.

Um depoimento extra de Pimenta:

“Muito já se escreveu que uma imagem vale mais do que mil palavras. E confesso que sempre acreditei muito nesta ideia. Desde os primeiros passos no curso de Comunicação Social esse casamento entre o textoe a imagem me fascinou – tanto que minha monografia, na graduação, foi para buscar entender os motivosda diagramação de um suplemento jovem ter elementos gráficos diferenciados do jornal diário. Os anos foram passando e as imagens continuaram ganhando força na minha vida através das artesvisuais, do cinema, da arquitetura, dos layouts, das interfaces mediadas por tecnologia.

Quando, já nos anos 90, chegou as minhas mãos o livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes “caiu a ficha”. Naquele momento acreditei que Stephen R. Covey “tinha conseguido”. De uma forma inteligente unir conteúdo altamente relevante com esquemas visuais – fazendo com que textos e imagens se complementassem, facilitando a expressão das ideias com clareza e uma riqueza inédita (pelo menos para mim). Nos anos 2000 a mixagem de design + arte + tipografia + edição digital fez com que essas linguagens fossem se costurando, chegando aos infográficos que hoje se tornaram febre nas mídias sociais. O livro The Back of the Napkin, de Dan Roam, chega em 2008 sendo o pioneiro a defender que representações visuais, mesmo rabiscadas no verso do guardanapo, podem funcionar melhor que argumentos e tabelas.

Em sala de aula, em maio de 2012, durante o Curso de Inovação em Modelos de Negócios, realizado no CIC da ESPM/SP (experiência maravilhosa orquestrada pelos amigos Maria Augusta Orofino – a Guta – eRenato Nobre) durante uma brincadeira com massinhas de modelar com a “colega” Clarissa Biolchini, tirei uma foto publicada no Instagram, veio o insight: por que não usar os bonecos criados na classe como personagens de um livro? Por que não reunir ferramentas e técnicas consagradas em um e-book útil para estrategistas? Por que não propor um desafio colaborativo para esse grupo doido por testar modelos de negócio inovadores?

Como vocês poderão ver nas próximas páginas, o insight virou um projeto: a meta foi fazer uma publicação em 60 dias – desde a ideia inicial (maio/12) – até o lançamento na Campus Party Recife (Jul/12). Um produto beta em cocriação, para o qual foram convidados todos os colegas que desejassem aderir ao projeto, totalizando 18 pessoas. Foi (vem sendo) uma experiência maravilhosa de aprendizado constante. Colocar em prática esses conceitos de beta, de experimentação, de prototipação, de cocriação, muitas vezes é mais difícil na realidade do que nos livros. Mas valeu (está valendo) a experiência.

Trabalhando à distância, via Skype, Google Docs, Email e impulsionados por um final de semana mais que chuvoso eu e Clarisse ficamos “imersos” no Rio de Janeiro e definimos o escopo desta versão beta (ou será alfa?). Essa é a nossa humilde contribuição e esforço criativo para inspirar estrategistas na modelagem de inovações. Importante esclarecer que esta edição não pretende ser definitiva; muito pelo contrário. É o primeiro passo de uma aventura em construção. Uma demonstração de que sonho não tem tamanho quando se tem determinação, afinco e time. E que é possível fazer de um insight, uma realidade”.

Conheça uns slides do livro. Para baixar gratuitamente, clique aqui.