Uma plataforma onde você pode encontrar lugares e conhecer pessoas de acordo com seu perfil. Assim é o Locamob, criado pelos jovens empresários Vitor de Mesquita (ex-Google, Dafiti) e Felipe Trevisan (ex-Siemens, Mercado Eletrônico), que está abrindo ao público esta semana. A ideia da startup de Geolocalização Social é cruzar informações dos usuários a fim de determinar os locais ideais para visitar de acordo com afinidades.

O site recebeu recentemente um aporte inicial dos Co-CEOs do Airbnb no Brasil, Christian Gessner e Stefan Schimenes, e está recebendo mais dois aportes ainda não revelados.

“O Locamob não surgiu apenas para indicar lugares interessantes para as pessoas, mas principalmente para você se conectar com outros usuários de acordo com o seu humor e suas afinidades atuais”, afirma Vitor de Mesquita, CEO da plataforma.

Para isso acontecer, o site conta com um algoritmo que aprende as preferências pessoais dos usuários e os classifica em uma entre 10 personalidades diferentes, pretendendo assim unir pessoas pelos gostos individuais. “A personalização das recomendações  proporciona uma experiência única para cada usuário, algo que nenhuma plataforma faz de maneira satisfatória atualmente”, afirma Trevisan, CTO da empresa.

Sobre os modelos de reviews Yelp e o game social Foursquare do site, Mesquita acredita que o Locamob será inovador. “Simplicidade, personalização e comunicação instantânea são diferenciais do Locamob. Nenhuma plataforma até agora conseguiu realizar esses três fatores com sucesso”, argumenta.

O site também vai utilizar dados consolidados dos negócios para ajudar estabelecimentos como restaurantes, clubes e cafés a conhecer melhor seus clientes e aprimorar a qualidade de seus serviços. “Oferecer esses dados consolidados aos donos das empresas visitadas faz do Locamob uma ferramenta ‘real-time’ de pesquisa de mercado para empreendedores de todos os portes”, diz Mesquita.

O Locamob será lançado inicialmente na versão web, mas em breve terá também Apps para Android e IPhone. “Enquanto na plataforma web você poderá guardar suas impressões sobre seus locais favoritos, as versões mobile  pretendem incentivar a comunicação rápida entre o usuário e seus amigos de acordo com a afinidade do momento e sua localização”, ressalta Trevisan.

Confira um breve perfil dos sócios da Locamob

Vitor de Mesquita (à esquerda na foto) – Empresário, 28, foi estrategista do Google e vice-presidente de Marketing da Dafiti antes de criar o Locamob. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/vitormesquita

Felipe Trevisan – Empresário, 28, foi desenvolvedor Sênior nas empresas Siemens e Mercado Eletrônico antes de criar o Locamob. LinkedIn: http://br.linkedin.com/pub/felipe-trevisan/1a/468/190