Acesso a infra-estrutura e conteúdo; abertura; privacidade; liberdade de expressão na web; desenvolvimento. Estes são alguns dos temas que serão debatidos no Rio de Janeiro em 31 de maio e 1 de junho, durante a Human Rights & Technology Conference (RightsCon), que conta com apoio do Facebook, do 4Shared e da Mozilla (entre outros) e também acontece no Vale do Silício.
Questões relacionadas a esses assuntos serão debatidas por brasileiros, europeus e norte-americanos, vindos de empresas de tecnologia (como Google e Tumblr), organizações (como Electronic Frontier Foundation e Fight For The Future) e do governo (como do Parlamento Europeu e da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça).
Além de palestras e discussões, o evento também será palco para o lançamento do teaser e captação de depoimentos para o documentário colaborativo “Freenet?”. A obra audiovisual visa a levar o debate sobre tecnologia e direitos humanos além das fronteiras acadêmicase governamentais, buscando um engajamento com as comunidades online.
O documentário, dirigido por Naor Elimelech e Joana Varon, tem suporte da Fundação Ford e colaboração do Centro de Tecnologia e Sociedade (FGV Rio), Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Instituto Nupef.