Pedro Guasti criou em 1999 a e-bit Informação, empresa com informações do comércio eletrônico, pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de e-commerce no Brasil – como o relatório Webshoppers, que vai ter nova edição divulgada na próxima terça-feira. Em 2007, a empresa foi comprada pelo Buscapé, grupo de empresas do qual Pedro acabou virando vice-presidente.
Uma das novas empreitadas de Pedro dentro do grupo é a Universidade Buscapé, que foi elaborada durante 18 meses até ser lançada sexta-feira passada. Seus cursos online sobre e-commerce já contam com 600 alunos.
Confira uma entrevista exclusiva em vÃdeo, em que eu e Alexandre Finelli (editor da ResultsON) questionamos sobre a evolução e maturidade do e-commerce brasileiro, o posicionamento do Buscapé, a universidade, polÃtica econômica e o resto do mundo.
Mais sobre a Universidade Buscapé
O BuscaPé, um dos maiores grupos de internet da América Latina, acaba de lançar a Universidade BuscaPé. Seu objetivo é fomentar o e-commerce através da disseminação de conteúdo para a formação e capacitação de profissionais para o setor.
Os cursos são focados em gestão e planejamento de negócios, web analytics, marketing, especialização em e-commerce etc. Eles foram criados para capacitar e desenvolver profissionais para atuarem neste mercado, em lojas virtuais, consultorias ou no planejamento e administração de seus próprios negócios.
Como estão disponÃveis em uma plataforma online, os cursos podem ser realizados a qualquer hora e lugar. Eles contam ainda com ferramentas interativas de suporte, biblioteca virtual com indicações de sites, livros e materiais para pesquisa, além de outras dicas, atividades e certificado de conclusão.
O aluno da Universidade BuscaPé que concluir o curso avançado de âConsultoria em E-commerceâ pode, ainda, receber o selo âBuscaPé e-Commerce Professional Certifiedâ, que o habilita a prestar consultoria para comércios eletrônicos. Para isso, basta fazer um teste e obter aproveitamento mÃnimo de 75%.
âA Universidade BuscaPé é uma iniciativa do Grupo e vem para profissionalizar o mercado que, apesar de estar em constante e rápido crescimento, possui déficit de mão-de-obra qualificadaâ, sinaliza Pedro Guasti, vice-presidente de Inteligência Empresarial do Grupo BuscaPé.
Mais sobre o Grupo BuscaPé
Criador do serviço de busca de produtos e pesquisa de preços oferecido no sitewww.buscape.com.br desde junho de 1999, o Grupo BuscaPé (www.buscape-inc.com) é formado por propriedades de mÃdia focadas no processo de decisão de compras do e-commerce latino-americano. Recebendo mais de 60 milhões de visitas todos os meses e presente em 28 PaÃses, o BuscaPé é lÃder absoluto em decisão de compra na América Latina.
Suas principais propriedades são:
BuscaPé (www.buscape.com.br): lÃder em comparação de preços, presente no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e em mais 17 paÃses da América Latina. O BuscaPé compara preços de mais de 10.000.000 de produtos vendidos por 60.000 empresas e é responsável pelo shopping de mais de 100 portais, incluindo Globo.com, Microsoft e Terra.
Bondfaro (www.bondfaro.com.br): especializado em pesquisa e informações de produtos, o Bondfaro auxilia consumidores a decidirem qual o produto certo a se comprar. Com foco maior no produto, o site oferece vÃdeos e avaliações de especialistas, assim como dos próprios usuários.
QueBarato! (www.quebarato.com.br): lÃder em classificados gratuitos, o QueBarato! está presente em 28 paÃses, todos de lÃngua hispânica ou portuguesa, permitindo que as pessoas anunciem seus produtos, serviços, automóveis e imóveis de forma rápida, segura, eficiente e gratuita.
e-bit (www.ebit.com.br): destaque no desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil sendo reconhecida como a mais respeitada fonte de informações de e-commerce com mais de 11 milhões de pesquisas coletadas desde 2000 em mais de 4.000 lojas virtuais afiliadas. A partir de 2008 amplia sua atuação na América Latina nos seguintes paÃses: Argentina, Chile, Colômbia e México.
Pagamento Digital (www.pagamentodigital.com.br): a plataforma de gerenciamento de pagamentos online mais segura da internet. Oferece um meio simples, rápido, de baixo custo e especialmente desenhado para o lojista e para o comprador online. Desta forma, todos podem usufruir o melhor das compras na internet, com a segurança e a praticidade necessárias.
Lomadee (www.lomadee.com): plataforma trabalha com o conceito One-Stop Shop, viabilizando parcerias entre veÃculos online e anunciantes. Com mais de 65.000 sites cadastrados no Brasil a Lomadee oferece todas as soluções para a maximização da receita do site e aumento dos ganhos mensais aos afiliados.
CortaContas (www.cortacontas.com.br): primeiro site de geração de leads para empresas de seguros e serviços financeiros. Agrega serviços e filtra demanda qualificada na internet, efetivando a distribuição para empresas do setor financeiro.
FControl (www.fcontrol.com.br): empresa que atua no controle de risco e prevenção de fraudes para qualquer venda não-presencial, com maior foco no comércio eletrônico. Por meio de dispositivos exclusivos no mercado (redes neurais â inteligência artificial), as ferramentas da FControl visam minimizar um dos maiores motivos de fechamento das empresas do comércio eletrônico: as perdas financeiras com as fraudes.
SaveMe (www.saveme.com.br): portal que conta com 60 milhões de pageviews por mês, reunindo mais de 500 sites de compras coletivas e 30 clubes de compras em quatro paÃses sul-americanos, somando mais de 5 mil ofertas diárias. Somente no Brasil, o portal reúne mais de 400 sites e 4 mil ofertas diárias.
eBehavior (www.ebehavior.com.br): empresa de inteligência para e-commerce que analisa o perfil dos usuários de lojas virtuais e promove a interação com eles em tempo real através de uma série de ferramentas automaticamente.
PagosOnLine (www.pagosonline.com): oferece em toda América Latina opções de serviços de pagamentos online (locais e internacionais), gateway e serviços de recebimentos/contas a receber para empresas de todos os portes que atuem tanto no mundo digital quanto no ambiente fÃsico. Estes serviços estão alinhados aos mais altos padrões de segurança do Grupo BuscaPé.
Navegg (www.navegg.com): à a primeira empresa brasileira totalmente dedicada a targeting online. Através da análise de comportamento de navegação, a Navegg cria segmentos de audiência preparados para receber conteúdo e publicidade personalizados, em qualquer parte da web. Entre os segmentos Navegg estão grupos sócio-demográficos, intenção de compra e clusters comportamentais. Hoje a tecnologia Navegg está presente em mais de 4 mil sites, tendo segmentado cerca de 40 milhões de internautas em todo o mundo.
DinheiroMail (www.dinheiromail.com): foi a primeira plataforma digital da Argentina a permitir que pessoas ou empresas enviem e recebam dinheiro pela internet. Hoje é lÃder do mercado argentino e latino-americano com uma carteira de mais de 3,5 milhões de clientes e um crescimento médio anual de 600%, desde sua fundação, há mais de 7 anos.
Confiômetro (www.confiometro.com.br): espaço onde o consumidor pode expressar sua opinião em relação ao atendimento, compra e venda de produtos ou serviços. Estas opiniões são enviadas, via e-mail, à s empresas que poderão respondê-las a qualquer momento. Foi criado pelo grupo BuscaPé em 2008 e funciona como um banco de dados onde é possÃvel verificar a reputação destas empresas.