Pessoal, publico este release para que todos atentem ao fato de que a inovação pode vir de qualquer lugar, seja de empresas pequenas ou grandes, mesmo que dependa de parcerias ou outros tipos de “inovação aberta”.
Outra coisa: vale não basear seu planejamento de longo prazo (ou mesmo médio) em premissas que costumam ser sólidas (como comportamentos de consumo já verificados), pois de repente uma startup pode trazer disrupção a esta verdade inquestionável – ou mesmo o encontro de dois ou três gigantes.
Segue o texto. O que vocês acham disso?
Uma parceria entre a TIM, o Magazine Luíza e a Intel trouxe para o varejo uma oferta inédita no Brasil: uma oferta de banda larga pré-paga – sem comprometimento mensal e por valor acessível – para acesso à internet em computadores equipados com processador Intel. O conjunto traz diversas vantagens ao consumidor que está adquirindo seu primeiro computador e precisa controlar os gastos com conexão à rede. O objetivo é incentivar a massificação da navegação na internet em lares das classes C e D.
O Magazine Luiza disponibiliza a partir deste final de semana, em suas lojas das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba e também pelo site Magazineluiza.com.br, ofertas de computadores de mesa e notebooks com modem de conexão 3G pré-paga da TIM. Especialmente para essa parceria, a operadora disponibilizou uma oferta que segue os moldes do sucesso Infinity Web – para navegação no celular: o cliente paga apenas R$ 1,99 por dia para acesso ilimitado à internet. A cobrança só é feita no dia que o cliente usar. Os preços do conjunto já com o modem 3G incluído variam de R$ 899 a R$ 1190.
“A internet é essencial à vida e cidadania no século 21. Com a queda nos custos, computadores já são acessíveis à maioria da população Brasileira, mas ainda é necessário universalizar o acesso a internet” disse Fernando Martins, presidente da Intel Brasil. “O modelo da internet Pré-paga tem sido muito bem sucedido em outros países como uma forma de levar a banda larga à população de uma forma economicamente sustentável. A inovação deste lançamento está não apenas no modelo de negócio, mas também na simplicidade da ativação – o consumidor sairá da loja com seu computador conectado na internet.”
“O Magazine Luiza está comprometido com a expansão do acesso dos brasileiros à tecnologia da informação. Integrar este projeto estratégico também faz parte da visão de inovação do Magazine Luiza, que cada vez mais influencia positivamente a vida do consumidor”, comenta Fabrício Garcia, diretor comercial do Magazine Luiza. “Hoje uma casa desconectada da rede é um lar com menos acesso a conteúdos de educação, notícias e informações em geral. Esperamos que essa oferta seja uma alternativa interessante de inclusão digital”, afirma Garcia.
A iniciativa foi bem recebida em Brasília, onde o Ministério das Comunicações estuda novas formas de incentivar a banda larga. “O Ministério tem estimulado o setor a apresentar propostas criativas de serviços. Essa iniciativa em particular é muito bem recebida por nós”, disse Maximiliano Martinhão, Secretário de Telecomunicações, Ministério das Comunicações. “Do lado do governo, estamos estudando formas para acelerar a adoção de pacotes de dados pré-pagos. Não afastamos a possibilidade de reduzir ou isentar tributos federais para estimular essas iniciativas, com foco na oferta de banda larga as classes C, D e E”.
Países como Indonésia, Índia, Tailândia e Turquia apostaram em um modelo de banda larga pré-paga com excelentes resultados, não somente no aumento da penetração de internet, mas também na lucratividade das operadoras. Na Índia, onde o modelo foi adotado, as teles que aderiram à banda larga pré-paga registraram um aumento de 30% na receita. Experiências em outros países trouxeram resultados parecidos.
O conjunto também traz conteúdo e facilidades para quem está adquirindo seu primeiro computador, com aplicativos e recursos para multiplicar a utilidade do computador dentro do lar. Os computadores já virão conectados à loja de aplicativos da Intel, a Intel® AppUp™, de onde podem realizar download de programas gratuitos. O conjunto também vem com um DVD repleto de conteúdos educativos, como um curso de inglês gratuito do British Council, o Intel Pc Basics (um passo-a-passo que ensina a utilizar todos os principais recursos do Windows, como conceitos básicos de internet, Office, Word, Excel e Power Point) e o Easy Steps, que traz tutoriais simples para auxiliar o usuário a realizar tarefas como criar listas de contato, orçamentos, cartões de visita ou ainda como fazer download pela internet, entre outras, de forma bastante amigável; e a tecnologia de ensino e aprendizagem Skoool™, que traz uma biblioteca digital internacional de aulas interativas, simuladores e atividades educacionais multimídia sobre matemática, ciências, biologia, química e física para cada fase de ensino.
“Conectividade, facilidade e acesso a ferramentas de informação, educação e entretenimento são os itens indispensáveis para quem está adquirindo seu primeiro computador. Este consumidor tem muito claro o quanto ele tem condições de investir, tanto na aquisição do equipamento quanto no orçamento mensal,” concluiu Martins, da Intel. “A solução é reduzir o custo total de propriedade, ao mesmo tempo em que ampliamos a capacidade do consumidor de controlar seus gastos. Acreditamos que esta oferta poderá ajudar a ampliar a penetração de banda larga no país e trazer benefícios tanto para o mercado quanto para o consumidor.”
Sobre a Intel
A Intel [NASDAQ: INTC] é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em http://newsroom.intel.com/
Siga a Intel no Twitter: www.twitter.com/intelbrasil
Sobre a TIM
A TIM é a operadora que mais cresce no país. Atualmente, possui mais de 60 milhões de clientes, 26% de market share, consolidando-se na vice-liderança do mercado. O desempenho é fruto do reposicionamento da marca, que vem lançando serviços inovadores e investindo na qualidade de rede. No triênio 2011-2013, aplicará 85% dos R$ 8,5 bilhões totais em infraestrutura.
Entre as negociações para expansão da rede destacam-se a compra da Intelig, em 2009, e da AES Atimus, em 2011, que deu origem à TIM Fiber, com 5,5 mil quilômetros de fibra ótica no Rio e em São Paulo. Além disso, a empresa instalará rede de fibra ótica no Amazonas, Pará e Amapá, por meio da LT Amazonas, permitindo a inclusão digital da população de áreas remotas do país.
A companhia é a única do setor de telecom a integrar o Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. Faz parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do recém criado Índice de Carbono Eficiente (ICO2), ambos da BM&FBOVESPA. Para mais informações, acesse www.tim.com.br ou http://twitter.com/
Sobre o Magazine Luiza
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do país. Atualmente, possui 718 lojas e nove centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.
Em abril, a rede passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a pequenos investidores. Em junho, realizou a 13ª aquisição de sua história, ao comprar as 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos.
A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 23 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 14 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work, sendo que em 2010 foi considerada a melhor na Prática de Falar com seus funcionários e, neste ano, a melhor na Prática de Escutar, além de ter sido eleita uma das dez melhores para se trabalhar no Brasil.