Tecnologistas, desenvolvedores, gestores, empreendedores, investidores, inovadores, mentores e apoiadores de todo o Brasil: bato palmas a vocês por nos darem tanto trabalho gostoso há 3 anos!

Exatamente hoje, faz exatamente 3 anos que o Startupi começou a movimentar o mercado brasileiro dando vez e voz a profissionais experimentadores, lançadores de tendência, assertivos, realizadores. Inspiradores! Já nos serviram como personagens de 1.101 histórias muito reais de muito empenho, superação e sucesso. Histórias que temos o prazer de servir de instrumento e registrar na história, botar na pauta do país e do cenário internacional. 

Aquele 9 de dezembro de 2008 marcou uma época especial de muitas descobertas de tanta coisa que acontecia no Brasil e que ficava restrita a um gueto. (Teve até festa, “discotecada” pelo Maurício Gaia, que hoje trabalha no iG, portal que recentemente nos incorporou na editoria de economia!) 

Este tipo de inovação ressucitava no país, após alguns anos de quase hiato após os efeitos do estouro da bolha. Eram anos difíceis em que alguns prosperaram. Hoje ainda não temos as condições ideais, mas é disso que se trata fazer uma startup!

Confira alguns posts iniciais emblemáticos:

  • Learning the landscape” (contem tradução), escrito pelo então investidor anjo norte-americano Michael Nicklas, que primeiro sinalizou (e patrocinou) a necessidade e oportunidade de se manter um site, como poderíamos dizer, tipo o Startupi. A você, Michael, abridor de portas dentro e fora do país, agradeço por tanta confiança, ajuda e aprendizado que nos fornece!
  • Um mercado a ser explorado“, escrito pelo então blogueiro do Startupi, Alexandre Fugita, que durante um semestre foi “o cara” e deixou como legado um jeito todo especial de se fazer as coisas ;)

A cada dia os projetos multiplicam-se pelo país, independentemente de não termos um ambiente tão maduro quanto em outros lugares. Mesmo assim, conquistamos a mente e o bolso de diversos estrangeiros e hoje, com a economia boa no país em relação aos demais, mesmo com adversidades, o mercado está bem aquecido e bom para todo mundo. Sejam todos bem-vindos!

A principal aprendizagem destes anos  é a de que quanto mais se procura, mais se acha, e quanto mais se mostra, mais aparece. Desde então, diversas experiências na área ficaram mais intensas, outras surgiram, e um ano depois, com este mercado já validado, mais esforços foram surgindo não para criar, mas para reconhecer o empreendedorismo inovador como patrimônio brasileiro ;)

Cumprimento especialmente os pioneiros da Internet brasileira, que desde 1993 fincaram aqui a bandeira da democratização acelerada da inovação em rede! Vários não estão mais aí, vários ainda estão. Parabéns, guerreiros, heróis de um novo modelo de fazer e acontecer que hoje, finalmente, começa a se naturalizar no abecedário do brasileiro!

Em segundo lugar, claro, agradeço aos leitores pelo interesse, envio de informações, comentários, compartilhamentos nas redes sociais e emails, críticas. Mesmo que todo mundo fizesse inovação, ainda seria necessário que alguém lesse para a gente continuar escrevendo. Né? Também aqui em segundo lugar agradeço aos parceiros atuais mais próximos, cada um com seu papel: iG, Startup Genome, Latin American Venture Capital Association, Associação Brasileira de Startups, Anjos do Brasil, Sixpix, ResultsON, Appies, e um abraço também em todos os anteriores (obrigado por tudo e boa sorte!).

Em terceiro lugar agradeço – em meu nome, da equipe , dos nossos personagens e leitores – aos diversos clientes e patrocinadores que desde já nos permitem virar o ano com a certeza de muito mais trabalho pela frente!

2012, Startupi ano IV, aí vamos nós! Em breve, novidades ;)

 Foto: jake83 (sxc).