Retomando a série de colunas com breves comentários “Dizem que, no mundo das startups“, venho comentar umas coisas do mercado startup brasileiro – e outros tópicos relacionados.

Tópicos de hoje: incubadoras alemãs, prazos de oportunidades, eventos da próxima semana, entre outros.

Oktoberfest das Incubadoras?: a Alemanha e partes do Brasil com tradição alemã (como Blumenau e Santa Cruz do Sul) realizam este mês a Oktoberfest, um evento típico. Este ano, parece que as startups abraçam a tradição. A incubadora alemã Rocket Internet, por exemplo, mesmo permanecendo meio discreta no Brasil (sem aparecer na comunidade startup), está em boa safra: informações internas contam que já são mais de 400 pessoas trabalhando e ainda há vagas. Uau! Tem mais: um empreendedor alemão que atua no Brasil faz tempo está prestes a abrir outra incubadora. E mais ainda: outros estrangeiros da Europa teuto-falante (que pediram discrição) estiveram na nossa redação (e em algumas reuniões em São Paulo) para sondar o mercado e ver a melhor forma de atuar.

#CPMilenio: iniciou ontem a Campus Party Milênio Movistar, edição única da CP que, pela primeira vez, reune 600 participantes de 22 países do Mediterrâneo e mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais - Wael Abbas, blogger e ativista, fala sobre as revoltas da Primavera Árabe; Rayess Bek, estrela do Rap e Hip Hop árabe, muito comprometido em cada uma de suas letras com a realidade do Oriente Médio; Riccardo Luna, promotor da iniciativa Internet for Peace. Para consultar a agenda de palestras e atividades, acesse aqui. Para acompanhar: plataforma online transmite todos os conteúdos em espanhol, inglês e francês. @cpmilenio.

Mercados de capitais emergentes: bolsas de valores de países em desenvolvimento, incluindo Brasil, querem criar uma bolsa transversal, integrada. Leiam ali.

Vote na startup brasileira: a Novelo, atualmente participando do Start-Up Chile, é finalista na chamada da incubadora TechStars NY (veja post). A escolha será feita a partir de votação. Vote ali.

Aproveite os prazos das oportunidades:

Eventos da próxima semana: