Ele não criou aparelhos charmosos mas foi um dos mais influentes cientistas da computação por proporcionar padrões simples e versáteis e de programação, entre eles a linguagem C e o sistema Unix (a base do Linux, por exemplo, e possível inspiração do Android). Uma de suas frases mais conhecidas é “Unix é simples, a genialidade é necessária apenas para perceber isso”.

Atualização: o leitor Christian Lykawka comunica que há poucas semanas, a próxima versão da linguagem de programação orientada à objeto, C++, foi unanimemente aprovada como padrão internacional pelo comitê responsável International Organization Standardization (ISO SC22 WG21).

Update: Wired explica mais sobre a influência de Ritchie, inclusive sobre Steve Jobs.

Dennis MacAlistair Ritchie (Bronxville, 9 de Setembro de 1941 — 9 de Outubro de 2011) foi um cientista da computação estadunidense, notável pela sua influência em linguagens de programação como ALTRANB,BCPLC, e em sistemas operacionais como o Multics e o UNIX.

Nascido em Bronxville, Nova Iorque, Ritchie formou-se em física e matemática aplicada pela Universidade de Harvard. Em 1967, ele começou a trabalhar no Centro de Investigação de Ciências Computacionais dos laboratórios Bell. Foi diretor do Departamento de Investigação de Software de Sistemas da Lucent Technologies. Em 1983, ele e Ken Thompson receberam o prêmio Turing pelo desenvolvimento de teoria de sistemas operativos genéricos e especialmente pela sua implementação do sistema operacional UNIX. Em 1998, o então-presidente norte-americano Bill Clinton os condecorou com a Medalha Nacional de Tecnologia.

A linguagem C continua a ser largamente utilizada no desenvolvimento de aplicações e sistemas operativos e a sua influência pode ser vista em linguagens de programação mais recentes, tais como C++JavaC#JavaScript.

No mundo dos sistemas operativos, o UNIX é também muito influente. Existem actualmente muitos “dialectos” dele disponíveis no mercado, tais como AIXSolarisMINIX, e o popular GNU/Linux. Até a Microsoft, cujo sistema operacional Windows compete com o UNIX, desenvolveu ferramentas de compatibilidade de UNIX e compiladores de C para utilizadores e criadores dos seus produtos.

Prêmio Turing: concedido anualmente pela Associação para Maquinaria da Computação (Association for Computing Machinery – ACM) para uma pessoa selecionada por contribuições à  computação. As contribuições devem ser duradouras e fundamentais no campo computacional.

A denominação do prêmio é homenagem a Alan Mathison Turing, um matemático britânico considerado um dos pais da ciência da computação moderna (nota do Startupi: e conhecido por decifrar criptografia nazista). O prêmio é conhecido como o “Prêmio Nobel da computação”. É patrocinado pela Intel Corporation e acompanhado atualmente por um prêmio monetário no valor de 250.000,00 USD (duzentos e cinquenta mil dólares americanos).

Informações sobre o óbito: Twitter do diretor do Linux, John “Maddog” Hall.
Informações sobre o profissional: Wikipedia.