Toda startup é uma empresa digital? Toda empresa digital é uma startup? Segue um ppt com uma discussão interessante, elaborado pelo Grupo de Estudos de Empreendedorismo Digital do Núcleo de Inovação e Redes Sociais da ESPM São Paulo, coordenado pelo Gil Giardelli.

De brinde, uma animação muito interessante sobre a trajetória do empreendedor como uma montanha-russa.

Quem?

O aluno entusiasta e voluntário do fazer acontecer João Gabriel Chebante explicou pra gente:

“Existe um Núcleo de Empreendedorismo que tem planos bons, mas ainda está em fase de formação. Junto com eles tem uma incubadora que, esta sim, está funcionando e já colocou três empresas ao mercado, sendo duas em marketing digital. Mas ainda precisa de ferramentas para divulgação que ainda estão em construção (blog, canal You Tube, Feira na ESPM, etc), o qual voluntariamente devo participar. Apesar disso há uma intenção de fortalecer o “espírito empreendedor” na faculdade. Esta semana vou sondar o pessoal e ver como a coisa está andando.

Em paralelo há o Grupo de Estudos em Empreendedorismo Digital, que é capitaneado por mim em parceria com o Gil Giardelli, coordenador do Núcleo de Inovação Digital (os #InovadoresESPM – provavelmente já deve ter visto algo assim). Como tenho bom trânsito na faculdade, minha meta é fazer a junção dos dois grupos e fazer alavancar o empreendedorismo dentro da faculdade. Neste ponto, desenvolvemos estudos sobre Startups (históricos, casos de sucesso, ferramentas de gestão, melhores práticas) posteriormente disseminados pelo Gil e demais participantes e começamos a preparar um curso/workshop sobre BMGen, Lean Startup e Customer Development para o fim do ano”.