Cheguei nesta terça-feira em Madri, capital da Espanha, para participar do La Red Innova, maior evento de inovação, Internet, ideias e negócios a reunir falantes de espanhol e português.

À noite, houve um coquetel na sede cultural de um dos patrocinadores, o BBVA (grupo financeiro global com ativos no valor de mais de 552.000 milhões de euros, 47 milhões de clientes, 7.361 balcões e 106.000 funcionários em 30 países saiba mais aqui).

Os diretores do evento, Pablo Larguia e José María Figueres, chamaram atenção para a importância das startups (assista abaixo), canalizada por eles na competição Open Talent, que vai premiar empreendedores tecnológicos. Quatro projetos brasileiros estão entre os 20 finalistas – cheguei a reencontrar o Diego Gomes, conhecer o Nilson Filatieri, soube que o Augusto Camargo já chegou por aqui e ainda falta conhecer o Brynner Ferreira.

Nesta quarta-feira, eu darei uma palestra sobre o cenário brasileiro de startups. Romero Rodrigues (Buscapé), Bob Wollheim (ResultsON/Sixpix) e Bia Granja (youPix) também falarão no evento. As defesas dos projetos perante banca avaliadora acontecerão amanhã e quinta-feira. Vamos torcer pelos brasileiros, vale tirar as vuvuzelas do armário!

Além de participar do evento, vou entrevistar uma série de profissionais do meio empreendedor e tecnológico em Madri, e na sexta-feira viajo a Berlin (Alemanha) para conhecer o cenário local e fazer entrevistas, graças ao patrocínio de Trindade Investimentos. É a primeira Startup Europe Mission, fica ligado que vem mais post aí!