A 1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual – XPTA.LAB acontece de 3 a 5 de abril na Cinemateca Brasileira em São Paulo.

Trata-se do resultado do edital Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais – XPTA .LAB, lançado em 2009 pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais e com apoio da Sociedade Amigos da Cinemateca.

O edital teve como objetivo apoiar laboratórios voltados para a pesquisa e experimentação em tecnologias audiovisuais e contemplou quatro laboratórios de excelência: Natalnet (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Wikinarua (Universidade de Brasília), LAVID – Laboratório de Aplicações de Ví­deo Digital (Universidade Federal da Paraíba) e Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos.

Abaixo, email que recebi do Alexandro Stephanin, da Corollarium Tecnologia:

“Nossa empresa é responsável por alguns dos trabalhos realizados e desejamos divulgar este evento, bem como a empresa, claro! O site oficial do nosso projeto é http://xpta.sf.net. Neste vídeo temos um dos resultados que foi a transformação de um quadro em tela em quadro virtual com navegação controlada pelo visitante em 3D. A pessoa controla como quer visitar a obra de arte e os elementos ganharam vida na obra virtual. No evento teremos este aplicativo disponível para as pessoas navegarem em um cave 3D”.