Publico texto enviado pelo René Fernandes sobre a conclusão da etapa latina da competição de planos de negócios Idea To Product.
“No ultimo sábado (4) o Centro de Empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas premiou os vencedores da competição latino-americana de inovação Idea to Product Latin America.
A competição contou com 36 inscritos em sua fase inicial, sendo que destes, 15 equipes foram selecionadas para as 3 rodadas semifinais, que aconteceram no dia 3 de setembro. De cada uma destas três semi-finais foram escolhidos 2 times finalistas, que disputaram a final latino-americana no sábado (4) de manhã.
No sábado, disputaram os times Tesla (UNIFACS - BR) Agregados Graúdos (UFJF - BR) Anatomy Fit (Instituto Tecnológico de Monterrey - MX) Análise de Glicoconjugados (UFJF – BR) Ar Condicionado Ecológico (UFJF - BR) e Janus (UFMG - BR).
- O primeiro lugar foi do time Janus (UFMG – BR), que apresentou uma tecnologia que permite a separação de óleo e água por meio de nanotecnologia (nanopartículas anfifílicas). O produto resultante desta tecnologia pode ser usado na substituição mais barata e eficiente de desmulsificadores na indústria petrolífera (um mercado que movimenta US$ 40 bi por ano), na remediação de vazamentos de óleo, como o recente problema no Golfo do México e pode atuar como catalizador na retirada de enxofre do petróleo.
- O primeiro colocado (foto) ganha assessorial jurídica em contratos e propriedade intelectual pelo escritório Cascione, Pulino, Boulos e Santos Advogados e assessoria para o desenvolvimento do plano de negócios dada pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV (FGVcenn), além do prêmio máximo que consiste em ser convidado para participar da final global do I2P em Austin, no Texas, entre os dias 5 e 6 de novembro, concorrendo com ganhadores da Europa, Ásia e América do Norte, além do convite para a Latin Investment Competition (antigo Latin Moot Corp) 2011.
- O segundo lugar coube à equipe Tesla (UNIFACS – BR), que apresentou uma tecnologia chamada de Braille Jet, que permite a impressão em Braille com baixo custo, viabilizando inclusão para cegos. O segundo colocado recebe o convite para participar da competição de planos de negócios Latin Investment Competition 2011, promovida pelo FGVcenn e palestra jurídica.
- O time classificado em terceiro lugar foi o Anatomy Fit (Tecnológico de Monterrey - MX), que apresentou uma tecnologia em roupas para natação. Os produtos resultantes permitem a redução da taxa de acidentes durante treinos, o que resulta em um melhor aproveitamento dos nadadores. O terceiro colocado recebe também o convite para o Latin Moot Corp.
A competição contou com importantes juízes, entre eles empreendedores, investidores, diretores de grandes empresas e acadêmicos, representando nas bancas o Brasil, Portugal e Canadá: Fábio Cascione (Cascione, Pulino, Boulos e Santos Advogados), Augusto Camargo (Start Up Capital), Luiz Langbeck (3M do Brasil), Marcelo Tambascia (3M do Brasil), Sergio Carvalho (Universidade de Manitoba - Canadá), Carlos Miranda (BR | Opportunities), Patrizia Parenti (Fuzzy), Milton Nakamura (Grupo Band), João Paulo Alpendre (Espírito Santo Ventures - Portugal), In Hsieh (Grupo Band), Caio Ramalho (GVcepe), Marcos Moraes (3M do Brasil), Camila dos Santos Cruz (3M do Brasil), Claudia Kashiwakura (3M do Brasil) e Rafael Levy (Allagi).
Durante a competição os alunos e professores tiveram a oportunidade de aprendizado ao participar de dois workshops: de marketing, com o professor Sergio Carvalho, da Universidade de Manitoba e de planos de negócios, com o professor Robert Warren, também da Universidade de Manitoba. O professor Sérgio Carvalho é uma dos maiores acadêmicos do Canadá e o professor Robert Warren é uma dos maiores ganhadores de competições de planos de negócios e os times orientados por ele já levantaram mais de $CAD 200 milhões (dólares canadenses), gerando várias empresas de sucesso e até listadas em bolsa.
A competição foi patrocinada pelo Grupo Boticário, fundo BR | Opportunities, 3M do Brasil e fundo Start Up Capital, com o apoio do escritório Cascione, Pulino, Boulos e Santos Advogados”.