Promovida pela Cisco e pela DFJ e representada no Brasil pela FIR Capital, com apoio do ReadWriteWeb Brasil e do Startupi, a segunda edição da Global Business Plan Competition anunciou ontem os 16 planos de negócio finalistas.
A equipe brasileira Silicon Reef – que pretende comercializar microchips para energy harvesting e venceu o Desafio Brasil em 2009 – foi a única da América Latina a se classificar.
No próxima terça-feira, 29 de junho, a Silicon Reef vai competir online (pela suíte Cisco TelePresence) com as outras 15 equipes. A avaliação será feita por uma equipe de investidores da DFJ, da rede global de fundos parceiros (como a FIR Capital) e da Cisco. O resultado será anunciado no dia 1 de Julho e o prêmio final é um investimento de US$ 250 mil e mentoria (um tipo de capacitação assistida).
Tim Draper, fundador da investidora DFJ (responsável por capitalizar projetos como Hotmail, Skype e Feedburner), afirmou que vem investindo há 25 anos em empreendedores que querem mudar o mundo e fica muito feliz em ver o espírito do Vale do Silício se espalhando por universidades mundo afora. Ele destaca também a excelente qualidade dos planos submetidos à competição. “A tendência que estamos vendo aqui pode ser o início de toda uma nova era”, comentou ainda sobre a presença de mulheres como CEOs (inclusive em 4 finalistas).