Ao chegar na Campus Party para mais uma tarde intensa (desconferência de lançamento da Rede de Atendimento, Informação e Orientação – Raio Sebrae), encontrei o Marcelo Branco (diretor geral do evento) já na porta. Tivemos uma conversa rápida mas muito rica, relacionada tanto aos temas do Startupi como da Social Media Week SP.
Observações da conversa:
- o aumento de pessoas participando da web pode representar também uma nova forma de elas serem cidadãs, agirem em sociedade de uma forma mais ativa;
- a inclusão digital pode proporcionar inclusão social;
- a Campus Party proporciona “olho no olho” entre participantes de várias redes: tecnologistas encontram ativistas que encontram empreendedores que encontram educadores que encontram comunicadores, etc;
- este tipo de interação que acontece na Campus Party é parecido com o novo padrão de economia em rede: a inovação não fica mais presa em laboratórios tecnológicos ou acadêmicos, nem do governo nem de empresas;
- este tipo de interação propicia posturas proativas e motivação empreendedora;
- há cerca de 15 nos, percebemos que as empresas e os projetos que mais prosperam são os que melhor conseguem gerir o conhecimento nas comunidades fora dos seus “limites” institucionais e organizacionais oficiais.