Nota: esta materia foi postada com título original “Nanoita: vencedora do Idea to Product América Latina concorre hoje na final global”, mas, por sorte, tivemos de atualizá-lo!
Atualização: confira o vídeo da apresentação da Nanoita aqui; confira a cerimônia de premiação aqui (o consórcio de universidades brasileiras envolvidos no projeto Nanoita é anunciado como grande vencedor aos 10:55). O prêmio foi de US$ 10 mil.
A competição Idea to Product foi lançada na cadeira de Empreendimento Livre da Universidade do Texas (Estados Unidos) e expandiu sua abrangência para outros países, inclusive o Brasil.
Ontem e hoje estão acontecendo as finais globais da competição. Entre os competidores, a equipe brasileira Nanoita, que venceu a etapa América Latina, realizada pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (GVcenn) em São Paulo, em setembro.
A competição Idea to Product (I2P) é focada em ideias de produto únicas com clara demanda de mercado e uso de tecnologias inovadoras. O objetivo é educar e desenvolver novas gerações de empreendedores de tecnologia.
O produto da Nanoita é um novo método de sintetizar e aplicar filmes finos de nanóxidos a diversas superfícies. Isso resulta em uma camada protetora anti-bactericida de maior qualidade, custo mais baixo e excelente aderência. Na foto, o empreendedor Thiago Sequinel recebe o kit de participante da final. Ele apresentou a Nanoita para os avaliadores na tarde de hoje.
Conforme Renê José Rodrigues Fernandes, diretor de projetos do GVCenn, organizador do I2P Latin America e acompanhante da Nanoita em Austin (capital do Texas, onde acontece a final global), a equipe brasileira foi a primeira a chegar. “No ponto de vista da organização, o evento está muito bom. Estamos concorrendo com escolas dos EUA, Portugal, Alemanha, Inglaterra e Japão”, comunica Renê, direto da final.