É claro que as comemorações e promoções de final de ano, especialmente Natal, também se multiplicam na rede. Mas chega de email marketing com cartão animado, chega de PPT pesado e sentimentalista. Tem gente fazendo coisas bem mais legais, tudo a ver a web participativa. Achei bem legais estes exemplos.

O primeiro que me chamou atenção foi a árvore de Natal da Imaginarium, elaborada pela equipe (que eu admiro muito) da agência de planejamento digital ZeroTrack, de Florianópolis. A começar pelo endereço: arv.im (como se fosse uma “arve” pequena?!). Serve para deixar uma mensagem para o mundo, ou ainda criar uma lista de desejos com produtos da Imaginarium, ou ainda enviar um presente virtual da Imaginarium para alguém. O aplicativo integra com Twitter e Facebook, para deixar seus amigos sabendo.

O outro exemplo é a árvore de Natal própria da agência digital W3Haus, de Porto Alegre. No site myxmastweet.com, o usuário loga com sua conta do Twitter e diz o que ele deseja para este Natal. A mensagem é enviada pelo Twitter, com um link para o site e a hashtag #myxmastweet.

Sabe de mais algum exemplo de criatividade e inteligência das startups e agências digitais brasileiras? Diz ali nos comentários!

E quem quiser, aproveita para comemorar 1 ano de Startupi nesta quarta-feira durante o ResultsOn Day! Pode dar um presente único de Natal e aniversário, hohoho!