Presentes, festas, férias, promoções, prazos, parcelas, contas a pagar. Décimo-terceiro, férias, salário, bônus, PPR, PPL, contas a receber. Para que ficar decorando datas e valores? Para que manter tabelas presas dentro de máquinas no escritório ou em casa?
Além dessas perguntas, fiz outras a mim mesmo (como segurança, privacidade e valores agregados) antes de testar o serviço web Organizze. Estou usando e gostando.
O Organizze roda em um domínio seguro https. “Todas as informações trafegam criptografadas, como nos bancos”, afirma Luiz Felipe Luz, um dos responsáveis pelo serviço. Significa que a plataforma disfarça os números e letras, que só podem ser visualizados quando o próprio usuário estiver logado.
É, o serviço Organizze é baseado em um perfil pessoal – em que o usuário pode mas tecnicamente não precisaria se identificar corretamente. Digamos, você poderia abrir um email sem o seu nome especialmente para usar este serviço, mas não precisa dessa preocupação.
Uma vez logado, o usuário pode facilmente:
- Fazer o lançamento de receitas e despesas.
- Incluir movimentações que se repetem.
- Adicionar categorias personalizadas – “gastos com Internet”, “viagens”, “happy hours”, etc.
- Ser lembrado por email sobre despesas vencidas – ou as que vão vencer!
- Ver relatórios detalhados.
- Imprimir suas movimentações e relatórios.
Para um empreendedor, nada mais necessário do que estes serviços – muito mais globais do que os oferecidos por bancos, pois o Organizze não se vincula a contratos bancários. E o serviço é gratuito e pode ser usado diretamente em qualquer navegador – bastando um login com senha.
Muito mais fácil do que Excel e muito mis amigável do que extrato bancário!
Acompanhe a Organizze no Twitter.
11 comments
Parabéns pela ferramenta!
Uma coisa que eu sempre me perguntei:
Porque ninguém faz uma interface direta com o banco?
Dessa forma a atualização dos dados seriam automáticas. Bastaria definir uma vez em qual categoria se encaixa e nos próximos lançamentos seria automaticamente identificado.
Sei que a complexidade é grande, mas já pensaram nisso? Quais são os desafios?
O site inteiro usar SSL é besteira. Só é realmente necessário na área de login. Até no Gmail o uso de https só é feito no login, porque para o resto é realmente besteira.
Marcelo Toledo, a conexão com bancos dependeria essencialmente do interesse do banco em liberar facilmente os dados de extratos bancários (uma espécie de API bancária). Não creio que haja esse interesse.
Pra pioriar esse serviço ainda precisa melhorar muito. É lento, interface confusa, pra ser o mint Brasileiro precisa muito mesmo. Recomendo o financedesktop.com.br bem mais funcional.
Realmente essa é a forma mais correta, mas se dependermos da boa vontade dos bancos, isso não sai nesse século. As empresas que eu conheço que fizeram interface com o banco, fizeram sem consentimento…
SSL resolve uma parte do problema. Idealmente os dados deveriam ficar (também) criptografados no banco de dados. Não sei qual BD eles usam nesse projeto, mas o SQL Server 2008 tem suporte bastante robusto a criptografia. Se isso não está implementado imagine quantas pessoas tem acesso as suas informações: os desenvolvedores do sistema, o pessoal do suporte, os donos da empresa etc.
Marcelo, para isso os bancos deveriam disponibilizar APIs para as empresas interessadas. Nos EUA existe até um padrão de API estabelecido entre os bancos para facilitar a vida das empresas que integram esses serviços. Dá uma olhada no Mint.com (http://www.mint.com/).
O programa FinanceDesktop faz essa integração com o Banco Bradesco. Vale verificar com o banco como foi essa negociação.
Claro que para ter esse acesso o usuário teria que dar permissão de uso através de uma senha especifica .
O Banco do Brasil já possui uma ferramenta que vc. pode classificar os lançamentos da sua conta-corrente…
Outro software interessante é o da Softteria. O endereço é http://www.softteria.com.br/software01
Vale a pena conhecer também.
Tem um outro que eu uso e gosto muito <a href="http://www.manubia.com.br” target=”_blank”>www.manubia.com.br
Eu utilizo o Sr. Dinheiro – http://www.srdinheiro.com.br. É muito fácil de usar e muito completo, além disso é gratis.
Our apologies, you must be logged in to post a comment.