ReadWriteWeb é um blog que traz análises e tendências sobre Web, tecnologia e Internet, criado em 2003 pelo neo-zelandês Richard MacManus. Este mês, o RWW promove um evento sobre Internet em tempo real e inaugura blogs em cinco países (inclusive Brasil), escritos na língua local e sobre a realidade local. A versão brasileira em português entrou no ar hoje.

Serviços em tempo real requer pessoas em tempo real?

Como é o potencial e quais são as armadilhas da Internet em tempo real para networking, mídia, serviços financeiros, trabalho humanitário, política? Como a entrega de informação em tempo real mudar a Internet no futuro? O que tornará isso possível?

Como isso vai alterar as expectativas dos usuários? Como as organizações pequenas podem usar a Internet em tempo real para desafiar seus envolvidos? Como eles sobreviverão em um ambiente em tempo real? Como podemos lidar, técnica e culturalmente, com uma sobrecarga de informação em tempo real?

Estas e outras questões relacionadas a uma das 5 maiores tendências da Internet serão discutidas no ReadWrite Real – Time Web Summit, evento que o blog ReadWriteWeb promove. Feras do Google, Facebook, Yahoo, MySpace e New York Times que já se inscreveram para participar do ReadWrite Real-Time Web Summit, que acontece dia 15 de outubro em Mountain View (na Califórnia, Estados Unidos).

Apresentação do ReadWriteWeb sobre as tendências web de 2009:

Confira abaixo uma entrevista com o editor do ReadWriteWeb Brasil, Diego Gomes.

Como surgiu a ideia de um RWW-Br: convite do RWW ou oferecimento de vocês?
Sempre fomos muito ativos na comunidade do RWW internacional, comentando os posts e discutindo as análises. E o RWW sempre teve uma grande comunidade de leitores brasileiros… Conversei com o Bernard Lunn e o Richard McManus quando eles estavam planejando a próxima investida estratégica do ReadWriteWeb e mostramos que o Brasil era um mercado emergente. Após esta conversa, fechamos um contrato para assumir os negócios e a operações locais.

A estratégia Global do RWW começou com o RWW França e segue agora com o RWW Brasil. Você pode ver mais informações aqui.

Qual é a proposta: o que o ReadWriteWeb vai fazer no Brasil?
Vamos oferecer conteúdo de altíssima qualidade sobre tendências do mercado web e informações para empreendedores. Queremos ajudar nossos profissionais de internet e empreendedores a desenvolverem seus conhecimentos e a estar em dia com as práticas e tendências do mercado global.

Qual é a percepção de vocês sobre o momento da Internet no Brasil?
A internet brasileira está vivendo um momento ótimo. Temos empresas criativas, empreendedores obstinados, e um mercado com grande tendência de crescimento, ao contrário de grandes mercados como EUA e Europa que já tem apresentado diminuição na velocidade de crescimento. E agora temos também um grande case de saída uma startup brasileira… A venda do Buscapé foi importantíssima para mostrar lá fora o grau de maturidade que estamos atingindo.

O que vocês imaginam pela frente?
Vamos ajudar a democratizar o acesso à informação para profissionais de internet, empreendedores e investidores. Queremos ajudar a fomentar o mercado de negócios sustentáveis da Web brasileira. Tem muita gente desenvolvendo tecnologia web, criando negócios de verdade no Brasil e não só produzindo Twitter apps.

Como o RWW-Br vai evoluir?
O que posso explicar agora é que criamos um negócio com custos baixos, e por isso sustentável desde o princí­pio. Mantendo sempre a qualidade e a profundidade de análises que consagraram o ReadWriteWeb Global, esperamos continuar viáveis e crescer sobre essa base.