O pessoal da Ventura,Intelligence criou recentemente mais um serviço, o Pollgate. A Ventura é a mesma criadora do Gozub um dos primeiros microblogs brasileiros e que está no ar desde Agosto de 2007, época que o Twitter começou a ser usado em massa no Brasil. Também deles é o meetango, uma rede social para encontrar pessoas para fazer atividades diversas como ir a shows ou cinema.

O Pollgate é um sistema para você criar enquetes para questionar seus conhecidos sobre assuntos diversos. Existe também um sistema de classificação das enquetes por popularidade das mais respondidas, além de ser possível fazer comentários em uma enquete, mandá-las para o Twitter e seguir pessoas.

Mas o que demorei a entender era onde ficavam tais enquetes para serem respondidas. Quando você entra em uma enquete qualquer, está visível a quantidade de respostas, os comentários mas não a enquete propriamente dita. ɉ necessário clicar em um sinal de mais rosa para abrir a enquete e responder. Estranhei isso pois em tese as enquetes são o serviço principal do Pollgate e não deveriam ficar escondidas.

Esse fato, somado à possibilidade de comentar em uma enquete é que me fez demorar a entender a mecânica do serviço. Imaginei que as respostas a um enquete deveriam ser comentadas e não votadas através de múltipla escolha.

Uma das coisas interessantes é que a todo momento é possível saber a quantas anda uma enquete, verificando através de gráficos a proporção das respostas pré-determinadas. O serviço é novo e está disponível em português e inglês.