Em Dezembro escrevi sobre o Microsoft SOL , programa da gigante de Redmond para incentivar startups e diminuir as barreiras de entrada de empreendedores. O Microsoft SOL distribui licenças dos softwares da empresa para quem tem um negócio iniciante na área de tecnologia. Fiquei feliz quando recebi o comentário do Gustavo Guida Reis , leitor do Startupi e empreendedor, que disse ter sua startup Samba Ventures aprovada no SOL após ter descoberto o programa através deste blog.
Conversei com o Gustavo e segundo ele o processo de aprovação foi bem rápido, menos de duas semanas. Ele submeteu os projetos através da PUC-Rio, uma das instituições que faz a ponte entre o Microsoft SOL e os empreendedores e agora já pode baixar gratuitamente vários softwares da Microsoft para usar em seus projetos. Futuramente ele poderá revelar do que se tratam os projetos.
O Gustavo Guida Reis, para quem não sabe foi o fundador do Bondfaro e um dos responsáveis pela integração do Bondfaro ao Buscapé quando as empresas se fundiram, ou seja, tem sangue de empreendedor nas veias.
Acredito que iniciativas deste tipo são interessantes para ambos os lados, tanto Microsoft, quanto empreendedores. Vou tentar encontrar mais histórias assim para contar aqui.
4 comments
Olá Fugita,
acho que é interessante constar que o byMK (http://www.bymk.com.br) também foi aprovado no programa Microsoft SOL (BizSpark) e nossa startup já está utilizando todos os programas da Microsoft (Office, Visual Studio, Expression Studio, Servidores, etc.) disponibilizados pelo mesmo.
Se quiser mais informações sobre como foi o processo, podemos conversar.
Abraços,
Flavio Pripas
Salve,
Interessante a iniciativa mas dado o histórico da MS seria interessante ter mais detalhes. Por exemplo: as licenças são por tempo indeterminado? São licenças completas ou limitadas (número de usuários, máquinas, etc)? Se depois de algum tempo quiserem trocar tudo por outra ferramenta tudo bem?
Já sabe, esmola demais….
Olá Rafael,
as regras do programa são bem claras e podem ser encontradas no site (http://www.microsoftsol.com.br/). Em resumo, são até 25 licenças (completas) por três anos desde que a empresa fique dentro dos critérios do programa (limite de faturamento, não ter feito IPO, etc.).
Sugiro uma visita ao site – para startups o programa é muito interessante pois "tira" algumas preocupações do empreendedor ao iniciar uma empresa (digo por experiência própria).
Abraços,
Flavio
Salve Flavio,
Obrigado pelo esclarecimento e a indicação. Tenho lá minhas ressalvas, mas tiro o chapéu para quem teve a idéia desse projeto, é uma jogada de mestre e não achei nenhuma cláusula com letras miúdas, parabéns em dobro. Para alguns tipos de empresa esse projeto é uma mão na roda incrível, vou guardar a referência no bolso.
Até mais
Our apologies, you must be logged in to post a comment.