O emergente setor de locação online de DVDs no Brasil está passando por uma fase de forte consolidação, agora com mais uma aquisição feita pela NetMovies, empresa do grupo IdeiasNet.

A NetMovies, que já é o maior serviço do gênero no Brasil com 16 mil títulos em oito praças, comprou a VideoFlix, bem menor em número de títulos e locais de atuação, mais para consolidar o mercado do que para ampliar seu alcance, da mesma maneira que fez com a FlexFilmes em 2006. Segundo o IDG Now, o CEO da NetMovies, Daniel Topel, adianta que já existem negociações para outras aquisições, sem citar nomes, em um setor que ainda tem a Pipoca Online.

Embora o valor não tenha sido citado, a compra indica uma ação agressiva da IdeiasNet no sentido de dominar o mercado de aluguel de DVDs pela internet.

A tendência para o futuro, no entanto, é a transição do modelo de aluguel de filmes em mídias físicas para o download e depois para o streaming direto de vídeos de alta definição.

Há chances de mais uma vez o Brasil saltar uma etapa, com o trio Speedy Xtreme que já fornece canais e filmes sob demanda com conexões de altíssima velocidade via fibra ótica (para as pouquíssimas regiões que têm o serviço em São Paulo).

Enquanto a internet de altíssima velocidade deve demorar bastante para chegar, e muito mais ainda para ter preços mais baixos, a NetMovies parece mirar nas classes populares – o maior mercado no Brasil. E parece estar indo muito bem.

Até acontecer esta transição, a NetMovies terá bastante tempo para se mexer.

Por Gilberto Jr