Outro dia escrevi sobre o Livro Livre que tenta tirar os livros da estante e compartilhá-los com qualquer pessoa. Agora vou falar de outra iniciativa interessante que, além de permitir que qualquer um leia um livro na internet, é uma ferramenta para criar livros escritos a várias mãos.
O Bookess está no ar desde o dia 23 de Abril de 2008, data em que se comemora o Dia Mundial do Livro. Cada livro tem uma página e indicação de progresso de escrita. Por exemplo, a obra “Maria Falsa ” está no quarto capítulo e as discussões nos dão a entender que cada capítulo foi escrito por uma pessoa e que novos estão para entrar no ar.
Quando você contribui com um capítulo ou página que decide se entra no livro é o editor. Não é como os wikis no qual todo conteúdo é pré-aprovado. Aqui existe a figura do editor do livro e seus colaboradores.
O único porém é que não há como ler um livro no formato mobile. De modo geral é um serviço interessante que coloca a colaboração da multidão junto com a distribuição da internet a favor de autores que queiram escrever um livro.