Há cerca de um ano recebi um convite no meu e-mail sobre o lançamento do VcVai.com. Achei interessante que o convite me levava a uma página que eu poderia responder sim, não ou talvez, simples assim. Acredito que tenha respondido “talvez” e não fui. Resolvi voltar ao serviço agora para testá-lo efetivamente.

A idéia de distribuir convites por e-mail e gerenciá-los em uma plataforma web é ótima. Mas estranhamente não consegui encontrar o caminho estando logado para saber quem respondeu ou não meus convites. Precisei clicar no link do e-mail que recebi dizendo que alguém confirmou… um pouco complicado demais…

O VcVai, além da distribuição de convites, é na verdade um guia da diversão nas cidades que atua. Por diversão entenda bares, restaurantes, cinemas, parques, etc… Acaba sendo uma versão “web 2.0” dos tradicionais guias de diversão tanto impressos quanto os web.

Apagar comentários

Cada lugar cadastrado tem uma página com informações básicas, além da possibilidade de interação entre os usuários através de comentários e votos. Este cadastro pode ser feito tanto pela multidão ou pelo próprio estabelecimento. Para estes há planos de posicionamento patrocinados na busca interna e possibilidade de poder gerenciar a sua página.

Essa possibilidade de gerenciar a própria página é algo que achei ao mesmo tempo interessante, mas perigoso. Nas versões pagas – existe uma grátis – é possível apagar os comentários dos clientes… (!). Ou seja, não dá pra confiar nos depoimentos que provavelmente serão só positivos.

Por que apagar comentários não é bom? Olhe o caso da Amazon, que foi duramente criticada quando supostamente apagou comentários negativos a um produto que vendia.

O lado deles

Conversei por telefone com o Juliano Prado, um dos criadores do VcVai por telefone. Questionei essa parte da possibilidade de apagar comentários e a resposta foi que como o fornecimento de controle para o estabelecimento faz parte do modelo de negócios do VcVai, eles decidiram por permitir essa funcionalidade.

Segundo o Juliano a recomendação é que não se apaguem comentários e sim promover uma abertura diálogo com o cliente. O duro é treinar esse fundamento de mídias sociais com todo mundo que contrata esse serviço. Mas pelo menos a porcentagem de estabelecimentos que pagam para gerenciar sua página é relativamente pequena sobre o total de cadastros.

Também as páginas gerenciadas (exemplo) são diferentes das não gerenciadas (exemplo), em termos de funcionalidades como as fotos. Mas para quem chega pelo Google nunca vai saber, ou seja, não resolve muito o problema.

Organizado

Uma das vantagens que percebi foi a divisão por bairros fácil e com um mashup do Google Maps (imagem abaixo). Isso facilita muito filtrar um lugar por região geográfica em uma cidade gigante como São Paulo, uma das “Áreas de atuação”. E por falar em Áreas de atuação é possível encontrar estabelecimentos na Grande São Paulo, região de Campinas (SP), litoral Paulista, Grande Rio e Vale do Paraí­ba (SP). Ou seja, por enquanto são no eixo Rio-SP.

Conclusão

O VcVai tem uma proposta muito interessante e conta com a ajuda da multidão para melhorar as informações de um determinado estabelecimento. A única coisa que me preocupa é a possível falta de transparência na edição dos comentários que uma conta paga de uma empresa pode acarretar. Se esse problema for solucionado, creio que vale à pena usar.