Aproveitando que falei dos digg-like brasileiros, fiz uma pesquisa de microblogs nacionais. Encontrei dois com o estilo do Twitter além de mais um que usa o Orkut e o Open Social como base. Claro, sem falar do já analisado aqui Gengibre, que é um microblog de voz.

Ainda não temos uma unanimidade nacional em termos de microblog. O motivo provável é que a ferramenta tem sido usada principalmente pelos chamados “early-adopters“. O Twitter, por sua vez, tem ao redor de 15 mil usuários segundo o Cris Dias declarou durante o Intercon. ɉ um número aproximado. E é baixo se comparado à maior rede social brasileira, o Orkut.

Gozub

O Gozub é muito parecido com o Twitter. Percebi que uma parte dos usuários que mantém conta no Gozub apenas reproduz o que tem escrito no Twitter. É Quem não faz isso geralmente possui um perfil sem muitas atualizações recentes. Ou seja, a maioria dos usuários apenas mantém um perfil em sincronia com o seu principal microblog que em geral é o Twitter.

A grande vantagem do Gozub é que funciona efetivamente com IM, ou seja Gtalk, MSN, etc. Uma grande desvantagem é que não existe versão mobile, muito usada pro microblogueiros brasileiros.

Fazkut

O nome Fazkut é engraçado e faz uma referência ao Orkut. O serviço é bem mais simples, não tendo acesso via IM, por exemplo. A vantagem sobre os concorrentes no campo do microblogging é o fato de podermos mandar mensagens de 150 caracteres, ou seja, 10 a mais que o padrão.

Depois da início da era dos micro posts, acostumei-me tanto ao limite de 140 caracteres que os SMS com suas 160 posições parece enorme, ou seja, esses 10 a mais vão invariavelmente sobrar.

Diário Celular

O Diário Celular é feito sobre o Open Social e é uma aplicação que roda dentro do Orkut. A idéia toda é usar a facilidade do SMS para criar um microblog dentro da rede social mais usada do Brasil. O grande porém do sistema é não permitir a entrada de mensagens direto do Orkut, são via SMS.

Claro, a idéia é não prejudicar a fonte de receita (SMS), mas se o aplicativo se tornar mais usado dentro do Orkut com a liberação da postagem de mensagens diretamente da rede social, certamente as mensagens de texto também aumentarão com usuários querendo postar sempre que ficarem com vontade.