Com a expectativa de receber 100 mil visitantes em cinco dias de evento, a 15ª edição da Campus Party Brasil começa hoje, no avilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo. Ao todo, são cerca de 12 mil campuseiros na área paga do evento e mais de 4 mil participantes que acamparão no local durante os dias de evento, que vai até 30 de julho.
Esse ano o evento será palco de mais de 500 palestrantes e 5 hackatons, promovidos pelos Correios, Loterias Caixa, Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado e Visa, em parceria com Cartões Caixa. Todos os desafios visarão o uso da tecnologia para ajudar na transformação digital de setores como educação, turismo e correspondências.
“A cada ano, nos esforçamos para tornar a Campus Party Brasil ainda mais inspiradora e transformadora. Nesta edição, queremos proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora e promover a troca de ideias que impulsionem o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo no Brasil”, diz Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil.
Uma das atrações mais esperadas deste ano é o palco da Campus Party Fashion Tech, que receberá um desfile de moda de roupas tecnológicas e wearables. A atração terá participação de alunos de universidades de moda e tecnologia e tem como objetivo a produção de peças para um desfile de moda high tech.
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A parte gratuita do evento, a Open Campus, também será palco da competição gastronômica Printer Chef, em que os participantes criarão pratos elaborados a partir de alimentos produzidos em impressoras 3D. Entre os jurados da competição culinária estão Tanya O’ Callaghan, guitarrista da banda Whitesnake, e Derek Green, vocalista da banda Sepultura.
Quem são os participantes da Campus Party: evento traça perfil
Durante a coletiva de imprensa realizada hoje, antes da abertura do evento, Tonico Novaes, Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party; e Ricardo Queiroz, head da Campus Party Brasil, apresentaram os resultados de uma pesquisa inédita realizada pela organização com o objetivo de entender o perfil do jovem que já passou por alguma edição do evento.
O levantamento teve o apoio metodológico do Mosaic Lab e do curador Abraão Sena, e mostra quais as expectativas das novas gerações em relação ao mercado de trabalho e como ela utiliza as tecnologias emergentes, como a IA, por exemplo. O estudo realizado no mês de julho ouviu 1933 pessoas de todas as regiões do país.
A pesquisa apontou que a inteligência artificial (IA), que tem se tornado mais relevante no dia a dia dos cidadãos e no desenvolvimento de diversas áreas, também está despertando grande interesse das novas gerações, com mais de 50% dos entrevistados demonstrando otimismo em relação ao mercado de tecnologia e inovação.
58% dos entrevistados afirmaram ter muita conexão com inteligência artificial, demonstrando o alto interesse e envolvimento com essa tecnologia. Além disso, outras tendências como criatividade (54%), redes sociais e influência digital (56%) e games e e-sports (49%) também foram bastante mencionados entre os participantes.
Interesse dos jovens por setores tradicionais
Em relação aos setores da economia, foi possível notar que áreas como agro, energia e saúde têm chamado a atenção dos participantes. Essa tendência indica que a inovação e o uso de tecnologias está se espalhando por diferentes setores, trazendo mais oportunidades para o desenvolvimento do país.
“Os dados dessa pesquisa revelam um panorama impressionante sobre essas novas gerações, capazes de impulsionar mudanças significativas nos negócios e na sociedade como um todo. A presença constante da IA e tecnologias emergentes no dia a dia deles mostra o potencial transformador que carregam consigo. Compreender essa geração é essencial para atrair e reter talentos em meio à rápida evolução tecnológica”, explica Ricardo Queiroz.
A pesquisa aponta também que mais de 50% daqueles que já foram em uma Campus Party possuem interesse em empreender em algum momento da carreira. Para 70% dos entrevistados, a busca por mais oportunidades de ganho financeiro é uma das principais motivações para o desenvolvimento profissional. Além disso, 58% estão conectados às novas tendências e tecnologias que estão impactando o mercado, evidenciando a atenção ao avanço tecnológico.
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