A ANDE (Aspen Network of Development Entrepreneurs – Rede Aspen de Empreendedores de Desenvolvimento), lançou seu segundo relatório anual de impacto, destacando o crescimento do setor de Pequenas Empresas em Crescimento – ou PECs – (em inglês, SGBs, small and growing businesses) com o lançamento de 31 novos fundos mirando para as PECs nos mercados emergentes, além do impacto no setor das 110 organizações-membro da rede.
Os 110 membros da ANDE tem um objetivo em comum: tornar as pessoas de baixa renda dos países em desenvolvimento mais prósperas. Eles operam em 150 países (consulte o site da Ande em ande.force.com para um mapa das regiões e setores em quais os membros estão focados).
Juntos, os membros da ANDE administram 63 fundos com foco nas PECs e, desde o nascimento da organização, investiram mais de 900 milhões de dólares em mais de 2.500 investimentos. Significa que são startups de web ou TI? Não necessariamente, mas há casos – e o entendimento popularizado de que as TICs favorecem acesso e emancipação.
Leia o excelente artigo no portal NextBillion (de onde citamos o texto acima).
Se quiser conhecer mais sobre o tema, confira ainda resumo do Relatório em português.