A astrofísica brasileira, Thaisa Storchi Bergmann, foi confirmada como mais uma palestrante da Campus Party Brasil 2016. Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS), a astrofísica recebeu em 2015 o Prêmio L’Oreal/UNESCO para Mulheres na Ciência, conferido anualmente a cinco cientistas de destaque no mundo por sua pesquisa sobre buracos negros supermassivos.

De objetos exóticos preditos pela Relatividade Geral, os Buracos Negros passaram à realidade física a partir de observações astronômicas cada vez mais sofisticadas e sensíveis realizadas nas últimas décadas. Em sua apresentação, que ocorrerá no sábado, 30 de janeiro, às 13h, no palco Feel the Future, Thaisa fará uma introdução sobre a natureza destes objetos e sobre os resultados do estudo que a levaram à conquista.

Primeira cientista a observar um disco de acreção (disco de gás que se forma ao redor dos buracos negros, quando estes capturam matéria) no núcleo de uma galáxia próxima, Thaisa dedicou a sua vida ao estudo destes objetos exóticos no centro das galáxias, contribuindo para o entendimento do papel dos buracos negros supermassivos na evolução do Universo. A Cientista é também Chefe do Grupo de Pesquisa em Astrofísica e Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A nona edição da Campus Party Brasil ocorrerá entre 26 e 31 de janeiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Para mais informações sobre os palestrantes e as atrações da edição desse ano da Campus Party, acesse a Agenda de Eventos Startupi.