Às vezes nos perguntamos como os investidores acham um app que será um bom negócio. São só os demo days? Ontem mostramos um app chamado Yo que tem causado furor no vale do Silício por ser um app que não faz praticamente nada e recebeu um aporte de um milhão de dólares. Acontece que os investidores e empreendedores já tinham ouvido falar do app semanas atrás por meio do site Product Hunt. Segundo a Business Insider, o site tem sido a coqueluche de investidores top no Vale do Silício e em Nova York por adiantar o que vai virar febre e o que vai cair no esquecimento.
A página segue a ideia do Reddit, com votos positivos e negativos para mostrar que novos produtos são populares, mas ao invés de mostrar artigos, ele mostra apps que acabaram de surgir e parecem promissores em sites como Google Play e App Store.
O Produtc Hunt mostra de 20 a 40 produtos todos dias que são selecionados por uma seleta parcela de sua comunidade, escolhida por serem confiáveis no ecossistema e incluem investidores, fundadores e designers. Essas pessoas tem convites para distribuir para mais pessoas confiáveis, mais curadores para o site.
Os produtos mostrados lá ganham um linha de explicação sobre o que fazem e um link. Outros usuários podem comentar os produtos e os fundadores são encorajados a responder perguntas de usuários para daí pegar feedback e mexer no protótipo ou procurar investimento.
O Yo foi colocado na lista por Dan Leveille, gerente de marketing da DeviantArt, um mês antes das pessoas começarem a falar sobre o app no Twitter. Ele achou Yo num post do blogueiro de tecnologia Robert Scoble e logo o app foi indicado por outros nomes no Product Hunt, virou febre e recebeu o aporte.
O TapTalk é um outro exemplo do sucesso do site. Ele apareceu em abril no site e recebeu indicação de Kevin Rose do Google e pelo co-fundador do Foursquare, Navee Selvadurai. Pouco tempo depois o aplicativo recebeu investimento.
O que dá status para o site, é que os sinais de “aprovado” recebidos vem sempre de gente influente. Outros produtos mostrados lá receberam investimento logo após a aprovação no site. Lançado em novembro do ano passado, o Product Hunt foi fundado por Ryan Hoover, que diz receber 300 emails por dia de investidores e desenvolvedores que querem que seus projetos apareçam no site. No último mês, as visitas do site cresceram 90%.