A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o US Council on Competitiveness (CoC) – entidade dedicada a fortalecer a competitividade dos Estados Unidos – estão selecionando seis empresas consideradas startups(em fase inicial) para participar do 13º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-EUA.

O evento, que acontece no dia 18 de novembro, em Porto Alegre (RS), tem como objetivo promover a identificação e o desenvolvimento de parcerias entre organizações brasileiras e norte-americanas para a implantação de projetos conjuntos de tecnologia e negócios.

Podem concorrer às vagas startups que tenham no máximo três anos de existência, inovação como principal foco de atuação e interesse em promover pesquisas e negócios com organizações ou empresas dos Estados Unidos. Cada startup selecionada poderá enviar um representante, que terá cinco minutos para apresentar seu negócio, seja um produto, serviço, projeto ou solução para clientes e investidores.

Para participar da seleção, as empresas devem preencher o formulário disponível no blog Startupi (abaixo) até o dia 6 de novembro de 2011. Os selecionados poderão participar, ainda, da 2ª Reunião Anual da Federação Global de Conselhos de Competitividade (GFCC, na sigla em inglês) – iniciativa internacional que reúne líderes de conselhos de competitividade de várias partes do mundo –, que também será realizada em Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de novembro.

Além de promover e consolidar parcerias diretas entre empresas, governo e instituições de ciência e tecnologia, os Laboratórios de Aprendizagem em Inovação produzem recomendações sobre mecanismos de promoção da inovação para os setores público e privado. Reúnem representantes da indústria, governo e academia dos dois países, para debates moderados sobre inovação. Às discussões, vincula-se uma programação social e de visitas técnicas estratégicas, de forma a potencializar a identificação de projetos e possíveis parceiros.

Parcerias: o 13º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-EUA conta com a parceria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), do Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Sul (IEL-RS), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do blog Startupi.

Mais informações sobre o Diálogo de Inovação Brasil-EUA podem ser obtidas junto ao gerente para Assuntos Internacionais da ABDI e coordenador do evento, Roberto Alvarez, pelo e-mail roberto.alvarez@abdi.com.br. Informações técnicas e de logística sobre o evento podem ser obtidas pelo endereço paola.girardi-rhamam@abdi.com.br.