A startup francesa Veesion, especializada em inteligência artificial aplicada à prevenção de perdas no varejo, anunciou a captação de R$ 243 milhões (38 milhões de euros) em sua segunda rodada de investimentos. O aporte, liderado pela White Star Capital, também contou com a participação da Red River West e da Bpifrance, por meio do fundo Digital Venture. A operação teve ainda a adesão de investidores já presentes no negócio, como Odyssée Ventures, Verve Ventures e Founders Future.
Fundada em 2018 por Benoît Koenig, Thibault David e Damien Ménigaux, a Veesion desenvolveu uma tecnologia baseada na análise de gestos para detectar furtos em estabelecimentos comerciais. A empresa afirma que seu sistema, alimentado por algoritmos de autoaprendizado, é capaz de identificar comportamentos suspeitos com até dez vezes mais precisão do que agentes humanos.
A solução já é utilizada por mais de 5 mil varejistas em 25 países. O Brasil representa o maior mercado da companhia em número de clientes, com 400 contratos ativos. De acordo com a Veesion, os sistemas permitem reduzir em até 50% as perdas relacionadas a furtos em pontos de venda físicos.
“Nosso objetivo sempre foi tornar a Veesion líder global na análise inteligente de gestos. Com essa rodada de investimentos, vamos acelerar nossa expansão e reforçar nossa equipe com talentos excepcionais.”, afirma Thibault David, CEO e cofundador.
Além de reforçar sua presença nos estados brasileiros, os recursos captados serão direcionados à abertura de uma filial nos Estados Unidos, à expansão do time técnico e comercial e ao desenvolvimento de novas aplicações da tecnologia em outros setores, como logística, saúde e segurança industrial.
A Veesion se posiciona como uma ferramenta complementar aos sistemas já existentes de monitoramento. A empresa destaca que sua tecnologia não depende de reconhecimento facial ou análise biométrica, funcionando com as câmeras já instaladas nos estabelecimentos. Os alertas são enviados em tempo real para equipes de segurança por meio de aplicativo móvel.
Um caso relatado pela empresa ilustra o funcionamento do sistema: em uma loja de aeroporto, o software identificou uma tentativa de furto de produtos cosméticos. A notificação permitiu a rápida reação da equipe de segurança, que interceptou um grupo organizado responsável por diversas ações semelhantes. O valor dos itens recuperados foi estimado em 50 mil euros.
Segundo dados da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE), o varejo brasileiro acumulou R$ 34,9 bilhões em prejuízos em 2023. Globalmente, as perdas relacionadas a furtos em lojas superam os R$ 760 milhões. A Veesion surgiu com a proposta de mitigar esse impacto sobre as margens dos comerciantes, especialmente diante do avanço do comércio digital, que já opera com ferramentas de inteligência artificial para otimização da operação.
“A Veesion está revolucionando a segurança do varejo com sua IA escalável e integrada. Estamos felizes em apoiar sua expansão global”, disse Matthieu Lattes, sócio da White Star Capital.
O investimento também tem como meta ampliar a base de parceiros e redes de distribuição, além de adaptar a solução para ambientes variados. A expectativa é aplicar a tecnologia na detecção de movimentos que indiquem risco em obras, armazéns e estacionamentos, bem como prevenir fraudes e auxiliar no reabastecimento de produtos em lojas físicas.
Luc-Emmanuel Barreau, da Red River West, apontou a eficácia do produto: “O reconhecimento de gestos da Veesion é uma ferramenta poderosa para enfrentar o problema dos furtos no varejo, e seu crescimento acelerado mostra o impacto da tecnologia no setor.”
Com faturamento de 11 milhões de euros em 2024, sendo mais de 60% originado fora da França, a empresa afirma ter atingido posições de liderança em mercados como Reino Unido, Espanha, Itália, Brasil e Estados Unidos. A aposta agora é consolidar a posição nos mercados existentes e expandir para novas áreas. “A precisão inigualável da IA da Veesion e seu dataset proprietário a posicionam como líder em segurança no varejo e preparada para o mercado”, declarou Tuan Tran, diretor da Bpifrance.
A Veesion tem como um de seus principais acionistas Bernard Arnault, CEO do grupo LVMH. O empresário francês é considerado um dos indivíduos mais ricos do planeta, segundo rankings globais de patrimônio. A startup francesa Veesion, especializada em inteligência artificial aplicada à prevenção de perdas no varejo, anunciou a captação de R$ 243 milhões (38 milhões de euros) em sua segunda rodada de investimentos.
O aporte, liderado pela White Star Capital, também contou com a participação da Red River West e da Bpifrance, por meio do fundo Digital Venture. A operação teve ainda a adesão de investidores já presentes no negócio, como Odyssée Ventures, Verve Ventures e Founders Future.
Fundada em 2018 por Benoît Koenig, Thibault David e Damien Ménigaux, a Veesion desenvolveu uma tecnologia baseada na análise de gestos para detectar furtos em estabelecimentos comerciais. A empresa afirma que seu sistema, alimentado por algoritmos de autoaprendizado, é capaz de identificar comportamentos suspeitos com até dez vezes mais precisão do que agentes humanos.
A solução já é utilizada por mais de 5 mil varejistas em 25 países. O Brasil representa o maior mercado da companhia em número de clientes, com 400 contratos ativos. De acordo com a Veesion, os sistemas permitem reduzir em até 50% as perdas relacionadas a furtos em pontos de venda físicos.
“Nosso objetivo sempre foi tornar a Veesion líder global na análise inteligente de gestos. Com essa rodada de investimentos, vamos acelerar nossa expansão e reforçar nossa equipe com talentos excepcionais.“, afirma Thibault David, CEO e cofundador.
Além de reforçar sua presença nos estados brasileiros, os recursos captados serão direcionados à abertura de uma filial nos Estados Unidos, à expansão do time técnico e comercial e ao desenvolvimento de novas aplicações da tecnologia em outros setores, como logística, saúde e segurança industrial.
A Veesion se posiciona como uma ferramenta complementar aos sistemas já existentes de monitoramento. A empresa destaca que sua tecnologia não depende de reconhecimento facial ou análise biométrica, funcionando com as câmeras já instaladas nos estabelecimentos. Os alertas são enviados em tempo real para equipes de segurança por meio de aplicativo móvel.
Um caso relatado pela empresa ilustra o funcionamento do sistema: em uma loja de aeroporto, o software identificou uma tentativa de furto de produtos cosméticos. A notificação permitiu a rápida reação da equipe de segurança, que interceptou um grupo organizado responsável por diversas ações semelhantes. O valor dos itens recuperados foi estimado em 50 mil euros.
Segundo dados da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE), o varejo brasileiro acumulou R$ 34,9 bilhões em prejuízos em 2023. Globalmente, as perdas relacionadas a furtos em lojas superam os R$ 760 milhões. A Veesion surgiu com a proposta de mitigar esse impacto sobre as margens dos comerciantes, especialmente diante do avanço do comércio digital, que já opera com ferramentas de inteligência artificial para otimização da operação. “A Veesion está revolucionando a segurança do varejo com sua IA escalável e integrada. Estamos felizes em apoiar sua expansão global”, disse Matthieu Lattes, sócio da White Star Capital.
O investimento também tem como meta ampliar a base de parceiros e redes de distribuição, além de adaptar a solução para ambientes variados. A expectativa é aplicar a tecnologia na detecção de movimentos que indiquem risco em obras, armazéns e estacionamentos, bem como prevenir fraudes e auxiliar no reabastecimento de produtos em lojas físicas.
Luc-Emmanuel Barreau, da Red River West, apontou a eficácia do produto: “O reconhecimento de gestos da Veesion é uma ferramenta poderosa para enfrentar o problema dos furtos no varejo, e seu crescimento acelerado mostra o impacto da tecnologia no setor.”
Com faturamento de 11 milhões de euros em 2024, sendo mais de 60% originado fora da França, a empresa afirma ter atingido posições de liderança em mercados como Reino Unido, Espanha, Itália, Brasil e Estados Unidos. A aposta agora é consolidar a posição nos mercados existentes e expandir para novas áreas. “A precisão inigualável da IA da Veesion e seu dataset proprietário a posicionam como líder em segurança no varejo e preparada para o mercado”, declarou Tuan Tran, diretor da Bpifrance.
A Veesion tem como um de seus principais acionistas Bernard Arnault, CEO do grupo LVMH. O empresário francês é considerado um dos indivíduos mais ricos do planeta, segundo rankings globais de patrimônio.
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