A startup brasileira FORME, de educação financeira nas escolas, recebe um aporte de fundo de investimento de impacto liderado por estudantes da Columbia Business School, conceituada instituição de Nova York, nos Estados Unidos, para continuar o processo de expansão.
Fundada em 2007, a Microlumbia é uma organização sem fins lucrativos que investe e trabalha diretamente com empresas em todo o mundo. Através de seus investimentos, procura apoiar as comunidades carentes, enquanto educa e inspira a próxima geração de investidores de impacto. A FORME será a primeira empresa do país a receber investimento da instituição americana.
O aporte equity free será de US$ 25 mil (mais de R$ 130 mil na cotação atual), focado no conceito de smart money — investimentos qualificados que agregam um valor total superior ao financeiro por conta das contribuições com insights, relacionamento e histórico de credibilidade. O investimento na FORME prevê networking internacional, conexões com venture capital de todo o mundo e disponibilidade de mentorias online.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Para onde vai o investimento na FORME
Da quantia, 55% serão utilizados em avanços tecnológicos, com o desenvolvimento de um aplicativo gamificado para se somar às ferramentas de ensino. O restante será investido no setor de marketing e vendas para expandir a atuação da startup, que já atende 203 escolas e mais de 10 mil alunos em 20 Estados e no Distrito Federal, além de trabalhar também com escolas de Alemanha, Portugal e Canadá. O histórico aponta uma elevação de 15% no número de alunos das instituições que contam com o programa de educação financeira.
“A empresa surgiu de um sonho, de uma realidade que passou pela pandemia, em um momento em que víamos pessoas com problemas financeiros. Entendemos que a educação financeira na escola poderia ser uma efetiva forma de evolução, uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas, e era uma oportunidade de mercado nas escolas”, conta Bruno Lewis, CEO da FORME.
Além de Lewis, a diretoria da empresa é formada pelo diretor de marketing, Jacques Kondi, pelo diretor comercial, Filipe Augusto, e pela coordenadora pedagógica, Natália Santos.
Educação financeira
A empresa foi fundada em agosto de 2020 e realizou a primeira venda em janeiro de 2021 para uma escola de Itaquaquecetuba, em São Paulo. Atualmente, estão no portfólio da FORME escolas privadas, mas a diretoria ressalta estar aberta para parcerias com escolas públicas. A FORME tem conteúdos voltados para Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e Fundamental 2, e planeja o desenvolvimento de materiais para o Ensino Médio até o fim de 2023.
“A Ventiur agregou muito no nosso networking e capital intelectual. Eles nos apoiaram nas reuniões com a Microlumbia, que é uma instituição que só investe com indicação do conselho. A Ventiur reforçou a confiança no nosso potencial. O programa de aceleração é uma ferramenta para que tenhamos uma escalada sustentável e segura para todos os envolvidos”, acrescenta Lewis.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.