A Páscoa de 2025 promete movimentar o comércio de pequeno porte no Estado de São Paulo. Segundo pesquisa do Sebrae-SP em parceria com a Fundação Seade, cerca de 61 mil micro e pequenos negócios devem ser beneficiados pela data, com destaque para os Microempreendedores Individuais (MEIs), que representam 41 mil dos empreendimentos. Os outros 20 mil são micro e pequenas empresas.
O levantamento estima um gasto médio de R$ 250 por consumidor, sendo os ovos de Páscoa os produtos mais procurados (74%), seguidos pelos chocolates em geral (59%) e por ingredientes e bebidas para o almoço ou jantar, como pescado e azeite (28%).
Entre os consumidores que compram de pequenos negócios, os chocolates recheados lideram a preferência (52%), seguidos dos artesanais (50%) e dos feitos com ingredientes de maior qualidade (33%). O preço ainda é o principal fator de decisão (37%), mas qualidade (33%) e promoções (27%) também influenciam a escolha.
64% dos consumidores deve fazer compras em lojas físicas nesta Páscoa
Em comparação com 2024, 42% dos consumidores pretendem gastar mais nesta Páscoa. Destes, 48% esperam um aumento entre 5% e 10% nos seus gastos. Outros 32% devem manter o valor do ano anterior, enquanto 16% afirmam que vão gastar menos. Um grupo de 11% planeja comprar este ano, mas não fez compras na Páscoa passada.
“O consumo interno é essencial para os pequenos negócios, e datas como a Páscoa são fundamentais para impulsionar o faturamento do varejo de alimentos”, afirma Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae-SP. Ele destaca setores como padarias, minimercados, mercearias, lojas de doces, balas e bombons, além de fabricantes de chocolates e derivados do cacau, como os principais beneficiados.
Quanto às fontes de informação, 60% dos consumidores decidem onde comprar com base no que veem em lojas físicas, supermercados e mercearias. O Instagram aparece como influência para 45%, e indicações de amigos ou familiares somam 44%.
A preferência pela compra presencial se mantém forte: 64% devem comprar diretamente nas lojas. Outros 10% pretendem dividir as compras entre o físico e o online, enquanto apenas 3% dizem que farão tudo pela internet.
Na lista de presenteados, companheiros e companheiras aparecem no topo (48%), seguidos de filhos e enteados (47%). Já entre as formas de pagamento, o Pix lidera com 61% de preferência, à frente do cartão de crédito (47%) e débito (46%).
A pesquisa Páscoa 2025 foi realizada entre os dias 5 e 14 de março, com entrevistas por e-mail com consumidores e por telefone com empreendedores, como parte da série Indicadores Sebrae-SP.
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