A IBM anunciou em sua conferência Think Digital a lista Women Leaders in AI, reconhecendo 35 mulheres líderes de negócios excepcionais de 12 países que estão utilizando inteligência artificial para impulsionar a transformação, o crescimento e a inovação em diversas indústrias.
Essas líderes foram escolhidas porque elas e suas empresas estão demonstrando o poder da IA para melhorar os negócios e trabalhar para seus clientes e funcionários. O reconhecimento anual não apenas celebra as realizações das homenageadas, como também cria uma rede de networking para que elas aprendam umas com as outras e descubram abordagens para aplicar a IA para resolver desafios urgentes dos negócios.
Resultados de uma recente pesquisa global de IA da IBM indicam que 34% das empresas pesquisadas nos EUA, Europa e China adotaram IA. Desde a compreensão e a obtenção de insights de dezenas de milhões de documentos financeiros, até a melhoria de novas experiências de integração de novos funcionários, a ajudar as mulheres a ter uma melhor experiência na compra de roupas íntimas, essas líderes estão moldando casos de uso de IA inovadores. Seus esforços em IA ajudaram a aumentar a satisfação do cliente, trouxeram melhorias na retenção de funcionários, tempos de resposta mais rápidos, economia significativa de custos e processos mais eficientes.
Muitas homenageadas estão demonstrando como o poder do Processamento de Linguagem Natural do Watson (Watson’s Natural Language Processing – NLP) pode ser usado para aprimorar a eficiência nos processos de negócios e impulsionar melhores experiências de clientes e funcionários. Elas estão aproveitando as ferramentas de IA para complementar a escassez de habilidades em ciência de dados. E estão provando, por meio de uma variedade de aplicativos de IA, que a colaboração humana e da máquina pode realmente melhorar a maneira como as pessoas trabalham.
Explore as histórias de como essas mulheres líderes estão usando a IA para transformar seus negócios, e as lições que aprenderam ao longo do caminho, no link.
“A inteligência artificial estará no centro da transformação dos negócios na próxima década e para nós podermos mitigar o viés no futuro, precisamos de mulheres e equipes diversas na vanguarda da IA. É por isso que temos orgulho de compartilhar as histórias de 35 mulheres notáveis que estão impulsionando o uso progressivo da IA usando o Watson”, disse Michelle Peluso, vice-presidente sênior de vendas digitais e CMO da IBM, que também atua como líder global da IBM’s Women’s Initiative. “Suas realizações são uma inspiração para todos nós.”
Para ter uma ideia mais clara sobre a a diversidade em IA, a IBM recentemente se uniu à empresa Morning Consult para realizar um estudo global com mais de 3.200 profissionais de IA. As descobertas notáveis desse estudo, que estão sendo divulgadas hoje, incluem:
– 85% dos profissionais de IA acreditam que o setor se tornou mais diversificado nos últimos anos. Desses, 91% acham que essa mudança está tendo um impacto positivo, 74% dos profissionais de IA que acreditam que a diversidade não melhorou dizem que o setor deve se tornar mais diversificado para atingir seu potencial;
– Embora homens e mulheres que trabalham com IA tenham igualmente probabilidade de se interessar por matemática e ciências, os homens que trabalham com IA têm mais chances de ouvirem que têm um talento natural para matemática e ciências do que as mulheres, enquanto que as mulheres têm mais probabilidade de ouvirem que têm um talento natural para as ciências humanas, ciências sociais e artes plásticas;
– Dois em cada cinco profissionais que enfrentam obstáculos na implementação da IArelataram desafios na criação da tecnologia ou na adoção de AI pela sua organização;
– As mulheres em IA em todo o mundo foram quase cinco vezes mais suscetíveis do que os homens ao dizer que seu avanço na carreira foi impactado negativamente por seu gênero;
As homenageadas na 2020 IBM Women Leaders em IA são:
1. Tiphanie Combre, diretora sênior, Serviço e Automação Assistida por IA, ADP (EUA);
2. Amy Shreve-McDonald, gerente principal de marketing de produtos para experiência digital de negócios da AT&T (EUA);
3. Mara Reiff, vice-presidente de Estratégia e Inteligência de Negócios, Bell Canada (Canadá);
4. Tammy Lucas, vice-presidente de marketing da Best Western Hotels & Resorts (EUA);
5. Sheila Ambruster, gerente sênior de Arquitetura Estratégica, The Boeing Company (EUA);
6. Claire Lucas, chefe de Inteligência Artificial, Bouygues Telecom (França);
7. Rosa Martinez, gerente de Projetos Cognitivos, CaixaBank (Espanha);
8. Michèle Brengou, líder empresarial de Fábrica Cognitiva, Crédit Mutuel (França);
9. Ashley Lawrence, gerente de Projetos de Pesquisa e Inovação, Agência de Contra-Inteligência e Segurança da Defesa (EUA);
10. Maiga Bishop, diretora de inteligência de negócios e análises da Dillard’s (EUA);
11. Jo Ann Tan, Chefe de Infraestrutura, The Hartford (EUA);
12. Susanna Shen, Gerente Geral – TI Corporativa, Hong Kong e China Gas Company Ltd. (Hong Kong, China);
13. Yui Ozawa, Chefe, Equipe de Promoção da AI, its communications Inc (Japão);
14. Ryoko Miyashita, Gerente, Departamento de Atendimento ao Cliente, Seção de Atendimento ao Cliente, JACCS Co., Ltd. (Japão);
15. Momo Tokumon, Gerente Assistente, Vendas pela Web, Japan Airlines (Japão);
16. Karla Capela Morais, CEO e Fundadora, KOY – Law Intelligence (Brasil);
17. Marisa Ferrara Boston, arquiteta líder de automação e IA, Audit Technology, KPMG LLP (EUA);
18. Junko Kato, gerente do escritório de administração de atendimento ao cliente da Meiji Yasuda Life Insurance Co. (Japão);
19. Donna Dodson, Conselheira Chefe de Segurança Cibernética, NIST: Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (EUA);
20. Kristen Bennie, chefe de experiência aberta, NatWest Group (Reino Unido);
21. Lisa Bouari, Diretora Executiva, OutThought AI Assistants (Austrália);
22. Melissa Molstad, diretora de plataformas comuns, estratégia de dados e relações com fornecedores, PayPal (EUA);
23. Linda Maruta, chefe de produto, Pulsar (Reino Unido);
24. Izumi Hatta, Gerente, Grupo de habilidades e diálogo de IA, Rakuten, Inc. (Japão);
25. Amala Duggirala, Diretora de Operações e Tecnologia da Empresa, Regions Bank (EUA);
26. Carol Chen, Vice-Presidente de Marketing Global, Comércio Global, Royal Dutch Shell (Holanda);
27. Monica Pedraza Garcia, Diretora de Operações, Santander (Espanha);
28. Sabine Rinser-Willuhn, gerente de RH Systems, Siemens AG (Alemanha);
29. Aarthi Fernandez, Chefe Global de Produto de Operações de Comércio, Standard Chartered Bank (Singapore);
30. Jenni Barnett, diretora executiva da Digital Telstra (Austrália);
31. Nicole Hein, proprietária técnica do produto, Telstra (Austrália);
32. Lee-Lim Sok Keow, vice-diretora, Temasek Polytechnic (Singapore)33. Paola Molino, chefe de programas de transformação, Vodafone (Itália);
34. Atsuko Shinozuka, Gerente, 3D Smart & Try e Estratégia Omni-Channel, Wacoal Corp. (Japão);
35. Piera Valeria Cordaro, Gerente de Inovação em Operações Comerciais, Wind Tre S.p.A. (Itália).
A IBM criou o programa Women Leaders in AI em 2019 para ajudar a dar visibilidade às mulheres líderes em IA, incentivar maior participação feminina no campo da IA e fornecer às homenageados uma rede de aprendizado compartilhado. À medida que as organizações aceleram suas transformações digitais em um ambiente imprevisível, tecnologias como IA, edge e nuvem estão ajudando as empresas a permanecerem resilientes e se posicionarem para o futuro. Reconhecer as líderes na vanguarda da adoção da IA e aprender com suas experiências na criação de IA inclusiva e transparente se torna ainda mais importante durante esse período de rápida evolução.