O Órbi Conecta, hub de inovação estabelecido em Belo Horizonte em 2017 por Inter&Co, MRV&Co, Localiza&Co e pela comunidade de startups San Pedro Valley, anunciou recentemente a nomeação de Christiano Xavier como seu novo CEO, substituindo Dany Carvalho. Com uma trajetória marcada por atuações no mercado de inovação jurídica e tecnologia, Xavier traz uma perspectiva multifacetada para a gestão do hub.
Christiano Xavier possui uma carreira que abrange diversos setores, incluindo empreendedorismo, investimento e liderança em empresas de tecnologia. É sócio fundador da edtech Future Law, da agência LSD (Legal Sensory Design), do Hub e Comunidade Inverso, além de sócio da Blue Tape, empresa especializada em tecnologia e inteligência artificial. Durante uma década, atuou como executivo na Localiza&Co e acumulou experiências em renomados escritórios de advocacia no Brasil e no exterior.
Ao assumir o comando do Órbi Conecta, Xavier destaca que sua gestão será influenciada por sua capacidade de transitar entre diferentes universos. “Mais do que isso, e talvez tão fundamental quanto o profissional, eu transito em vários universos, das corporações e da gestão para resultados superiores, das artes, da cultura popular, do design, sendo ponte para projetos entre mundos diversos”.
Ele enfatiza a importância de atuar como um conector entre esses setores e reforça a relevância de uma escuta atenta para respeitar o legado existente e acelerar oportunidades por meio de inteligência coletiva, trabalho e transparência. “Chego ao Órbi Conecta com humildade, mas com o foco muito claro em três frentes complementares: resultado, impacto e conhecimento; resultado principalmente”.
Estratégias para alavancar negócios em rede e promover impacto social
Sobre a intenção de fortalecer o ecossistema, Xavier reforça que esse objetivo demanda colaboração e estratégia. “Estamos trabalhando intensamente, desde que cheguei, há cerca de 20 dias, escutando quem está conosco no Órbi, atores do ecossistema de BH, fundos, universidades, representantes do território da Lagoinha, da Grande BH e de outros estados que são referência na temática, iniciativas públicas e privadas, fundadores de startups e as lideranças fundadoras do conselho do Órbi”.
Segundo ele, essa troca será ampliada no planejamento estratégico previsto para o ano, com o objetivo de criar sinergias que impulsionem tanto o crescimento econômico quanto o desenvolvimento social.
O Órbi Conecta desempenha um papel fundamental na conexão entre startups e grandes empresas desde sua fundação. Para 2025, Xavier visa ampliar essa geração de valor em diversas frentes. “Estamos atentos e abertos a vários eixos que demandam evoluções tecnológicas. Porém, o mais importante do que a inovação ser dentro da empresa ou aberta, é a geração de valor, a partir dos resultados”, destaca.
A economia criativa é apontada como um dos pilares estratégicos da gestão de Xavier. O Órbi Conecta está localizado na Lagoinha, região historicamente reconhecida como polo cultural de Belo Horizonte. “A economia criativa pode ser um motor fundamental para transformar a Lagoinha em um dos principais polos culturais e de inovação de Belo Horizonte, garantindo desenvolvimento sustentável e inclusão social”, explica. “Pretendemos buscar parcerias para potencializar as riquezas daqui e inspirar, por que não, outros espaços?”.
Desafios e oportunidades para hubs de inovação no Brasil
Olhando para o cenário nacional, Xavier identifica dois desafios principais: a necessidade de qualificação profissional para o futuro do trabalho e a aplicação de novas tecnologias. “Nas escutas que estamos fazendo nesses dias, é recorrente a demanda por um ‘de-para’ educacional e de formação intencional, convergindo iniciativas estruturadas que combinem tecnologia, criatividade e desenvolvimento humano”.
Além disso, a implementação de Inteligência Artificial e Machine Learning é apontada como essencial para produtividade e eficiência operacional. “Essas tecnologias devem substituir 92 milhões de postos de trabalho até 2030 – 8% da força de trabalho mundial. Por outro lado, podem ser gerados 170 milhões de novas vagas”, cita, com base no relatório Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial e da Fundação Dom Cabral.
Com um planejamento estratégico previsto para março de 2025, Xavier pretende compreender a realidade de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil para acelerar sua contribuição com um modelo orientado a resultados. “Estamos de portas abertas para ouvir quem quer construir esse movimento junto ao Órbi”, conclui.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!