O Startup Summit 2024, um dos maiores eventos de inovação na América Latina, está se aproximando. Este ano, o evento se destaca pela criação de uma área de negócios projetada para conectar startups, investidores e grandes empresas do ecossistema de inovação. A programação inclui rodadas de negócios, feira de startups e palestras, além de uma forte ênfase em internacionalização, facilitando trocas de experiências entre diferentes culturas e mercados.
Em sua 7ª edição, o evento reunirá cerca de 3 mil startups e 200 fundos de Venture Capital, criando um ambiente propício para o fechamento de negócios e o desenvolvimento do ecossistema de inovação. Além das conexões locais, o Startup Summit amplia as oportunidades para que os empreendedores interajam diretamente com investidores, corporações e mercados internacionais, incluindo atividades voltadas à internacionalização.
Destaques da programação
Durante as manhãs, mil startups selecionadas pelo Prêmio Sebrae Startups terão a chance de se conectar com investidores e grandes empresas, com a participação de quase 200 fundos de venture capital e mais de 300 corporações trazidas pela ACATE através do projeto LinkLab. À tarde, as startups poderão expor seus produtos durante os três dias de evento.
Os principais destaques do evento incluem:
– Rodadas de negócios: Sessões agendadas que permitem a startups e investidores se conhecerem e discutirem potenciais investimentos.
– Feira de startups: Um espaço para startups apresentarem seus produtos e serviços a um público qualificado.
– Conteúdo especializado: Palestras e workshops focados em temas como captação de investimentos e modelos de negócios.
– Networking: Oportunidades para ampliar a rede de contatos e trocar ideias com pessoas influentes do mercado.
Visibilidade internacional
O Startup Summit 2024 também aposta na visibilidade internacional, com várias iniciativas voltadas para esse propósito:
– Área de expositores e delegação internacional: Com delegações de 12 países, incluindo Angola, o evento oferece acesso a mercados e ecossistemas globais.
– Parceria com Portugal: Capacitações e exposição de startups portuguesas abordando temas como expansão para o Brasil e América Latina.
– Trilha internacional: Programação especial no estande Sebrae Startups no dia 16 de agosto.
O evento ainda contará com a apresentação do Prêmio Sebrae Startups, onde os destaques em 10 categorias receberão ingressos para o Web Summit Lisboa 2024 e um dia de exposição no Pavilhão Brasil. Além disso, haverá a divulgação do Web Summit Lisboa e oportunidades internacionais para startups brasileiras apresentadas pelo Itamaraty.
Trilha de negócios em M&A
Um caminho alternativo de sucesso para startups, além do IPO, é o M&A (fusões e aquisições). Esta estratégia permite que startups com potencial sejam adquiridas por grandes corporações, enquanto essas empresas aceleram sua inovação e se adaptam rapidamente às mudanças do mercado.
Rafael Assunção, managing partner da Questum M&A, destaca a importância de trazer visibilidade para essa estratégia no Startup Summit, mostrando como o relacionamento com corporações e investidores pode ser estratégico para o crescimento das startups.
A Questum, parceira do evento, conduzirá uma trilha de M&A com especialistas no tema, oferecendo uma programação que inclui palestras e painéis sobre preparação para o exit, o que as corporações buscam nas startups e expectativas de investimentos no Brasil.
O Startup Summit 2024 acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de agosto, em Florianópolis, no Centro Sul. Para mais informações sobre o evento, a programação e como participar, acesse o site oficial em www.startupsummit.com.br.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!