O mundo das startups é conhecido por sua velocidade, inovação e incerteza. Encontrar o
caminho para o sucesso em meio a esse ambiente desafiador demanda tempo e muita
experiência, com falhas e mudanças de rota. Por esses motivos, os dois primeiros anos das
startups são também chamados de “vale da morte”, quando mais de 80% das empresas
encerram suas operações. Para conseguir ultrapassar esses momentos mais desafiadores, as
companhias bem-sucedidas contam com o auxílio de pessoas que possuem um papel-chave
na sua estratégia, os conselheiros.
Existem dois tipos principais de Conselhos, o Conselho Consultivo e o Conselho
Administrativo, sendo este último obrigatório para Sociedades Anônimas, as S.A.s,, pela Lei
6.404/76, também chamada de Lei das S.A.s. Para as empresas limitadas, a maioria das
startups, embora não obrigatório por lei, é recomendável a presença ao menos de um
Conselho Consultivo formado por advisors, para orientar a equipe da startup na estratégia.
Nos dois casos, os conselheiros são parte da Governança Corporativa da empresa, guiando a
estratégia a ser operacionalizada pelo corpo executivo da startup.
Contar com estruturas bem-definidas de Conselho traz grandes benefícios, tais como:
- Experiência de quem aprendeu com seus erros
Os conselheiros trazem consigo vasta experiência e conhecimento construído ao longo de
suas carreiras, com muitos aprendizados gerados por erros cometidos em suas vivências
pessoais e profissionais. Muitos deles já passaram pelos desafios e obstáculos que as startups
enfrentam, e aprenderam valiosas lições ao longo do caminho. Com a Nova Economia, é cada
vez mais comum a existência de conselheiros jovens, com menos de 35 anos, orientando a
estratégia de grandes companhias. Apesar da idade, os conselheiros jovens acumulam
experiências valiosas e novas visões de mercado e comportamento de consumo de sua
geração.
- Conexões
Além de sua experiência pessoal, os conselheiros também cultivam uma rede extensa de
contatos e conexões, que podem abrir portas para parcerias estratégicas, oportunidades e
acesso a recursos que, de outra forma, seriam mais difíceis de alcançar.
- Visão externa da solução e do mercado
Os conselheiros fornecem uma perspectiva externa diferente da inicialmente criada pelos
fundadores da empresa, oferecendo insights relevantes e desafiando as suposições
preexistentes. Essa visão crítica pode ajudar as startups a refinar sua estratégia, identificar
áreas de melhoria e tomar decisões mais informadas.
- Orientação estratégica
Uma das funções mais importantes dos conselheiros é fornecer orientação estratégica aos
fundadores e à equipe da startup. Isso pode incluir a definição de metas de curto e longo
prazo, a formulação de planos de negócios e a identificação de oportunidades de
crescimento. Com a orientação certa, as startups podem evitar armadilhas comuns e seguir
um caminho mais seguro em direção ao sucesso.
Ao reunir um grupo diversificado de conselheiros, composto por integrantes de diversos
setores e idades, as startups podem se beneficiar de uma ampla gama de perspectivas e
opiniões. Além disso, a diversidade de pensamento pode levar a uma tomada de decisão mais
robusta e inovadora, ajudando as startups a enxergar além de suas próprias limitações e a
abraçar novas ideias e abordagens.
Ao escolher os conselheiros certos e cultivar relacionamentos significativos com eles, as
startups podem aumentar consideravelmente suas chances de alcançar seus objetivos e se
destacar em um mercado altamente competitivo.
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