A cada ano, mais pessoas se arriscam em um novo negócio. Não por acaso, dados recentes mostraram a criação de 859 mil novas micro e pequenas empresas em 2023 no país, volume 6,62% maior ao registrado no ano anterior. Apesar do crescente número de novos empreendedores, muitos deles em iniciativas online, também é alta a taxa de empresas que se desfazem antes de completar cinco anos.
A maior causa desse movimento de dissolução dessas empresas está em problemas de administração, seja porque estão associados a uma dinâmica de empreendedorismo por necessidade, ou por um baixo grau de planejamento e da gestão do negócio. Nesse sentido, os sistemas de gestão (ou ERP- Enterprise Resource Planning) são uma importante solução para micro e pequenos empreendedores terem sucesso, sendo mais assertivos e eficientes na condução de seus negócios.
Um sistema de gestão ajuda a planejar os recursos empresariais, e centraliza em uma única plataforma todas as atividades operacionais e financeiras, como gestão de vendas, estoque, finanças, emissão de notas fiscais, além de permitir análises consistentes do negócio.
O Bling, pertencente ao grupo LWSA, ecossistema de soluções digitais, é um exemplo de sistema ERP. Além de potencializar a camada operacional de gestão, ele está conectado aos principais marketplaces em operação no país e tem participado de iniciativas de digitalização de comércios populares como o Brás e o Saara, trazendo-os para o e-commerce.
Confira algumas das funcionalidades do sistema ERP:
Tudo na mesma plataforma: é possível centralizar todos os dados e ações da empresa em um único sistema e isso facilita seu acesso, organização, análise e compartilhamento de dados entre os diferentes departamentos e colaboradores, eliminando a necessidade de utilização de múltiplas plataformas.
Gestão financeira: permite realizar o controle de contas a pagar e receber, conciliação bancária, emissão de boletos, gestão de fluxo de caixa, relatórios financeiros e desempenho financeiro do negócio.
Nota Fiscal: de emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) e de serviço (NFS-e), além de enviar, armazenar e gerenciar de maneira segura, garantindo conformidade fiscal, e facilitando o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias da empresa.
Estoque e logística: controle do estoque independentemente do canal no qual a venda foi realizada, permitindo reduzir custos, perdas e melhorar o atendimento. Há ainda integração com serviços logísticos, ajudando a aumentar a rentabilidade do negócio.
Cadastros: clientes, fornecedores e produtos podem ser cadastrados todos através da plataforma e os produtos à venda são refletidos em todos os seus canais, incluindo loja virtual e grandes marketplaces, o que possibilita ganho de tempo que pode ser dedicado a outras áreas do negócio como estratégias para vender mais.
Certificado digital: a segurança e a autenticidade nas transações e comunicações eletrônicas são essenciais para proteger a empresa e seus clientes contra fraudes e ataques cibernéticos.
Marketplaces: integrações com os maiores e-commerces e marketplaces do Brasil e, no caso do Bling, permite rapidamente a realização de vendas em diversos canais.
No mercado extremamente competitivo das micro e pequenas empresas, o empreendedor é geralmente o responsável por múltiplas tarefas no dia a dia do negócio. A adoção de ferramentas, como um sistema de gestão, ajuda a crescer de forma mais estruturada, e permite um maior amadurecimento do empreendedor nas áreas de negócio, tais como finanças e marketing, aumentando a longevidade e resiliência dos negócios.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!