A L’Oréal anunciou que assinou um acordo para adquirir as ações pendentes da Gjosa, empresa pioneira em tecnologia de fracionamento de água, com sede na Suíça. A L’Oréal já havia iniciado uma parceria com a Gjosa para criar um sistema sustentável para lavar cabelos através de um dispositivo profissional chamado ‘L’Oréal Water Saver’, nomeado na lista de “100 Melhores Invenções do Ano” da revista TIME em 2021. O valor da aquisição não foi revelado, está sujeita às condições precedentes padrão e deverá ser concluída nas próximas semanas.
A tecnologia de fracionamento do fluxo de água patenteada pela Gjosa e utilizada no L’Oréal Water Saver, permite aos salões de beleza reduzir o consumo de água no lavatório em até 69% e ainda proporcionar aos clientes uma experiência agradável e completa de lavagem de cabelo. Desde 2023, o dispositivo sustentável foi implementado em mais de 10 mil salões de beleza profissionais em toda a Europa e no Oriente Médio, ajudando a economizar mais de 182 milhões de litros de água, equivalente a 72 piscinas olímpicas. O plano é continuar essa expansão para mais de 200 mil salões em todo o mundo nos próximos anos.
L’Oréal investiu na Gjosa
A L’Oréal anunciou inicialmente um investimento minoritário na Gjosa em 2021 por meio de seu fundo de capital de risco corporativo, BOLD (Business Opportunities for L’Oréal Development). Esta aquisição reforça ainda mais os compromissos do programa L’Oréal para o Futuro, incluindo uma abordagem abrangente e baseada na ciência para a gestão da água, garantindo que as atividades do Grupo sejam respeitosas com os limites planetários definidos pela comunidade científica. O objetivo desta aquisição é inovar e expandir várias aplicações da tecnologia da Gjosa para a área da beleza, ao mesmo tempo em que protege o valioso e desejado recurso que é a água.
“Adquirir a Gjosa fortalece ainda mais nossa capacidade de incorporar a sustentabilidade diretamente em nossos produtos e serviços, permitindo-nos integrar de maneira contínua a tecnologia de conservação de água em novas formulações e inovações de Beauty Tech”, diz Nicolas Hieronimus, CEO do Grupo L’Oréal. “Juntos, podemos expandir rapidamente as soluções de beleza sustentáveis com desempenho aprimorado, que requerem menos recursos, e introduzi-las no amplo ecossistema de beleza.”
“Até 2030, espera-se que quase 60% da população mundial enfrente escassez de água. A combinação de ciência e tecnologia desempenhará um papel vital em nossos esforços para proteger esse recurso valioso. Tanto a L’Oréal quanto a Gjosa estão firmemente comprometidas com o meio ambiente, proporcionando as melhores experiências de beleza às pessoas ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que conservam os preciosos recursos hídricos”, afirma Barbara Lavernos, Vice-CEO responsável por Pesquisa, Inovação e Tecnologia do Grupo L’Oréal.
Segundo a executiva, com a Gjosa oficialmente integrada à L’Oréal, será possível acelerar a pesquisa e inovação e lançar no mercado soluções Beauty Tech inovadoras e sustentáveis para os mercados profissional e de consumidores.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.