Na última terça-feira (30), o Twitter anunciou mais um recurso para combater a propagação de notícias falsas em sua plataforma. Agora, as imagens compartilhadas na rede social serão submetidas a um sistema de verificação de fatos baseado em colaboração coletiva.
Esse programa vem sendo desenvolvido desde 2021 e irá adicionar indicações úteis logo abaixo do conteúdo, informando se o conteúdo é falso. Especificamente, trata-se de um programa de colaboração coletiva, permitindo que apenas os usuários do Twitter Community Notes possam adicionar as chamadas “Notas de Mídia” às imagens.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Essa decisão da plataforma foi tomada após uma imagem falsa, gerada por inteligência artificial, viralizar na rede. A imagem em questão mostrava uma suposta explosão próxima ao Pentágono e foi compartilhada diversas vezes, inclusive por contas verificadas.
Em comunicado, o Twitter afirma que é comum encontrar mídia enganosa, desde imagens geradas por IA até vídeos manipulados. Por isso, estão testando esse recurso que coloca um “superpoder” nas mãos dos colaboradores: as “Notas sobre mídia”. As notas anexadas a uma imagem aparecerão automaticamente em imagens recentes e futuras que correspondam a ela.
O programa de verificação em questão já existia, mas o recurso voltado para imagens ainda está em fase de testes e, inicialmente, se aplica apenas a fotos individuais. A empresa está trabalhando para expandir esse recurso para vídeos e postagens com várias imagens.
O Twitter afirma que monitorará o uso das anotações na mídia e buscará feedback dos usuários e que estão “entusiasmados em ver o impacto dos colaboradores sendo ampliado com esse lançamento”.
Confira o comunicado completo do Twitter abaixo:
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.