O Grupo Boticário, uma das principais empresas do mercado de beleza no Brasil, tem investido cada vez mais em inovação aberta para manter-se competitivo. Em entrevista ao Startupi, Daniel Knopfholz, VP de Gente e Tecnologia do Grupo, contou sobre os esforços em inovação e tecnologia do Grupo para transformar sua relação com o produto e consumidores.
Ele conta que a empresa expandiu sua área de inteligência de dados em 2021, gerando uma crescente evolução da jornada de tecnologia, inovação e digitalização. “Passamos a utilizar a estratégia data driven em todo o ecossistema de beleza do Grupo – da fábrica, desenvolvimento de produtos (P&D), centros de distribuição e operação logística, times internos operacionais (financeiros, backoffice), marketing, a ponta, nos e-commerces e lojas físicas, a fim de oferecer a melhor experiência aos nossos clientes”, diz.
O Grupo Boticário adquiriu também em 2021 a GAVB, empresa de tecnologia e soluções digitais data-driven, que colaborou para a intersecção das estratégias de negócios da companhia e para o fortalecimento do ecossistema. A empresa também investiu na qualificação e busca por novos talentos para reforçar seus times, o que possibilitou que em dois anos, a VP de Tech passasse de 200 para 2 mil pessoas. A área de dados, por sua vez, passou de 30 para 340 colaboradores.
O Grupo Boticário hoje se define como uma “love tech”, pois busca desenvolver produtos e promover os melhores serviços para seus clientes, indo além do atendimento de desejos e necessidades, mas reforçando emoções e sentimentos positivos. A empresa também trabalha para democratizar o acesso aos dados, tornando-os acessíveis para toda a empresa e utilizados em análises, modelos de IA, dashboards, entre outros. “Todo esse olhar e cuidado para reforçar os times, colaborou na implementação interna de um data stack moderno que possibilitou o desenvolvimento de 62 modelos de IA”, conta.
Grupo Boticário e investimento em tecnologia
Em relação aos investimentos em tecnologia, o Grupo Boticário não divulga valores, mas é possível afirmar que de 2019 a 2023 o investimento em tecnologia aumentou em mais de 10 vezes. “É uma dedicação para que a evolução tech, de inovação e uso inteligente de dados seja sempre crescente. Essa jornada é parte estratégica do negócio, por isso inovação e tecnologia, e com ela o uso de dados, são pilares transversais, que permeia todas as tomadas de decisão da companhia, colaborando assim para que o Grupo Boticário seja o melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo”, afirma Daniel.
O Grupo Boticário possui o programa GB Ventures, que já está em sua 3ª edição. Por meio dele, a empresa fortalece a conexão com o ecossistema de startups que de alguma forma fazem parte do ecossistema da beleza. O programa é uma oportunidade de estar sempre conectado com o que há de mais novo, inovador e inédito no mercado. Em edições passadas do programa, algumas das startups aceleradas tornaram-se fornecedoras do Grupo Boticário, em um processo de ganha-ganha.
Entre os principais cases de uso de tecnologia do Grupo, Daniel destaca o uso de inteligência artificial para interpretação de dados, gerando mais valor para a companhia e para consumidores. “A tecnologia é utilizada para realizar ofertas personalizadas de acordo com o perfil e comportamento de compra do cliente. Este é o grande diferencial do GB frente ao mercado, já baseamos as recomendações a partir do tipo de compra e não apenas no perfil do consumidor. O modelo de recomendação dos aplicativos da companhia vai além do convencional”, diz.
A tecnologia é aplicada também para prever o sell-out no nível de cada SKU (sigla para Unidade de Manutenção de Estoque) e, em seguida, converter essa previsão de SEO em sell-in, para saber quanto a indústria precisa produzir. “Com essa definição, usamos outros modelos para decidir o volume de SKUs que cada ponto de venda irá vender e, a partir desse entendimento, um terceiro modelo de gestão coordena e gerencia a distribuição dos produtos com o objetivo de evitar ruptura e overstocking.”
E, por fim, o GB possui um modelo de IA que usa quase 3 mil variáveis para identificar as melhores localizações para novas lojas. Esse modelo é utilizado não apenas para lojas físicas, mas também para identificar locais com oportunidades para venda direta e para guiar e identificar oportunidades para expandir os negócios, a partir da venda de produtos, em salões de beleza, por exemplo.
Para o futuro, o GB sonha grande. “O cliente é o centro do negócio do Grupo Boticário, por isso o desenvolvimento de soluções que o beneficiem, por meio de toda a cadeia de valor da empresa, é o foco sempre. A companhia acredita que, a partir da criação de soluções e algoritmos que gerem valor para seus clientes, os resultados certamente serão ainda melhores. O objetivo é que a aceleração da estratégia de tecnologia e digitalização continue potencializada, influenciando positivamente todo o negócio e, por sua vez, o futuro do ecossistema”, finaliza.
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