A Órigo Energia é uma startup focada em geração de energia solar compartilhada. A empresa tem como objetivo democratizar a energia renovável no Brasil e, por este motivo, também participa ativamente das principais discussões setoriais e incentiva medidas que possam tornar a energia renovável acessível para todos os brasileiros.
Rodolfo Molinari, CCO da Órigo, conta que: “Em 2010, o Brasil começou a entrar no tema da energia solar, mas naquele momento o assunto ainda era visto como algo futurístico”, comenta. “Mesmo iniciando a operação naquele ano, só que focada em serviços de engenharia, somente em 2016, a empresa conseguiu criar uma plataforma focada em energia limpa”.
A produção da energia utilizada pela Órigo acontece nas Fazendas Solares construídas pela empresa. Essa energia é conectada à rede da distribuidora local e gera créditos de energia aos consumidores assinantes do serviço da startup, que inclusive conseguem ter acesso ao seu plano de gerenciamento através do aplicativo e/ou portal da companhia.
Como funciona a plataforma da Órigo Energia
Os serviços da plataforma funcionam da seguinte forma: os créditos de energia são descontados na conta de luz dos clientes. Os usuários não precisam investir em placas solares, obras ou instalações. A empresa utiliza essa alternativa para tornar a energia limpa mais acessível e contribuir com a preservação do ecossistema, sendo uma boa opção para a economia na conta de luz.
Para adquirir os serviços da Órigo, os clientes precisam apenas acessar o site e fazer a sua inscrição. Após a adesão e conexão com a rede da distribuidora, os clientes passam a receber os créditos de energia solar diretamente pela rede de distribuição local. Inclusive, atualmente a startup está presente nas regiões de Minas Gerais, Recife, Ceará, Brasília, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Órigo na “Corrida dos Unicórnios”
Recentemente a startup foi um dos destaques da lista “Corrida dos Unicórnios” do Distrito, aceleradora de startups, que apresenta as startups com maior potencialidade de se tornarem unicórnios. Atualmente, a startup ocupa o 4º lugar no ranking. “Esse relatório só mostra que estamos no caminho certo. Somos uma plataforma que ajuda não só o meio ambiente como também milhares de usuários que de certa forma estão desamparados”, diz Rodolfo.
A Órigo também é certificada e reconhecida por seus serviços focados em sustentabilidade, possuindo o selo internacional “B Corporation” pelo compromisso socioambiental, e conquistando o Prêmio Eco Brasil, da Câmara Americana de Comércio (Amcham).
Próximos passos da Órigo
Atualmente, a startup possui uma equipe composta por 800 colaboradores e atende cerca de 70 mil clientes no Brasil. A empresa projeta um Capex (capital disponível para investimentos) acumulado de R$ 4 bilhões para investir até 2025, quando terá potência instalada de mais de 1 GWp (gigawatt pico) em suas fazendas solares.
Os próximos passos da empresa incluem continuar democratizando o acesso à energia limpa. “Além disso, queremos desenvolver novos serviços tecnológicos e sustentáveis que ajudem os usuários com questões do dia a dia de forma sustentável e prática. E, claro, temos o objetivo de alcançar novas pessoas e chegar a uma base de 500 mil clientes até 2025”, finaliza Rodolfo.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.