A Microsoft acaba de anunciar a aquisição da Lumenisity, startup especializada em soluções de fibra de núcleo oco (HCF), que permite uma conexão de rede rápida e segura para organizações globais, empresariais e de grande porte. Com a aquisição, a Microsoft pretende otimizar ainda mais sua infraestrutura de nuvem global. O valor da aquisição não foi anunciado.
A Lumenisity foi fundada em 2017 como uma spin off do Optoelectronics Research Center (ORC) da Universidade de Southampton, para comercializar avanços no desenvolvimento de fibra óptica de núcleo oco. Em 2021 e 2022, a empresa ganhou prêmios com seus produtos em importantes premiações do setor. Como parte da aquisição da Lumenisity, a Microsoft planeja utilizar a tecnologia da organização e a equipe de especialistas líderes do setor para acelerar as inovações em rede e infraestrutura.
Benefícios da fibra óptica da Lumenisity
O produto da startup oferece maior velocidade geral e menor latência à medida que a luz viaja pelo HCF 47% mais rápido que o vidro de sílica padrão, além de segurança aprimorada e detecção de intrusão devido à estrutura interna do produto e custos mais baixos, largura de banda aumentada e qualidade de rede aprimorada devido à eliminação de não linearidades de fibra e espectro mais amplo.