Por Bruna Galati
Foi anunciado durante o CASE 2022 que a Associação Brasileira de Startups, entidade sem fins lucrativos que promove o ecossistema brasileiro de startups, recebe a primeira mulher na presidência. Ingrid Barth, fundadora da Linker – banco para quem empreende -, assumiu o cargo, substituindo Felipe Matos, que passa a atuar como vice-presidente.
Ingrid possui larga experiência em vendas e coordenação de operações de crédito e gestão de tesouraria, bem como conhecimento em negociações contratuais relacionadas a operações cross border de derivativos e empréstimos. E, em 2018, fundou a Linker, o 1º banco digital 100% focado em startups e seus empreendedores, em que atua como COO.
“Me sinto muito privilegiada e honrada em ter sido eleita presidente da Abstartups. Isso nos dará oportunidade de não apenas continuar o trabalho que estamos fazendo, mas também de dar um sinal claro que não apenas a associação, mas também o mercado, estão caminhando para um ambiente mais diverso”, explica Ingrid.
Alguns trabalhos que continuarão sendo feitos com o mandato da nova presidente é a conexão com as comunidades para além das regiões Sul e Sudeste, as iniciativas de diversidade e a vertical de politicas públicas de relações governamentais. “Criamos essa área recentemente na Associação para nos aproximarmos do poder público e virarmos um Top of Mind de tecnologia, inovação, executivo e legislativo. Tivemos uma atuação bastante importante no Marco Legal das Startups, mas queremos nos aproximar ainda mais e abrir caminho para novação através de novas negociações”, afirma.
“Ainda temos muitos desafios e projetos pela frente, mas estou muito otimista, porque sei que o Brasil está fazendo um trabalho excelente com relação ao empreendedorismo e ao ecossistema de inovação, que precisa ser continuado e amplamente divulgado no mundo. Agradeço a todos os associados, comunidade, ecossistema e demais atores a confiança e espero responder a altura”, complementa.
Até a posse, no dia 1 de janeiro de 2023, o presidente Felipe Matos segue no comando da entidade.
Ingrid Barth dá dicas para empreendedoras
A nova presidente da Abstartups deixa dicas para mulheres que querem começar a empreender: “primeiro de tudo é coragem, tem que começar de qualquer jeito, feio mesmo. As mulheres tendem a querer tudo perfeito e no início é sempre muito imperfeito. Não tem problema que seu MVP vai estar feio, se não estiver, algo está errado.”
Ingrid cita que a sociedade não permite que a mulher erre, isso atrapalha o inicio de uma carreira empreendedora que tende a ser desafiadora. “Tenha coragem de se expor, de errar e não se sinta tão culpada por isso. Você vai errar, isso é uma certeza dentro do empreendedorismo, seja homem ou mulher.”
Por fim, Barth lembra que é importante ter um pouco de ousadia. “Se você não tomar risco, o retorno não virá. Seja maluca, mas não tem problema, estamos criando uma rede de apoio muito grande nesse meio de empreendedorismo, então você será maluca, mas vão ter outras para te dar suporte”, finaliza.