A empresa brasileira de educação em medicina Afya, assinou acordo para a aquisição do UNIT Alagoas (Centro Universitário Tiradentes Alagoas) e da FITS Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, por R$ 825 milhões. A operação vai representar a chegada ao grupo de uma das instituições de ensino superior mais bem avaliadas do Nordeste. Em 2019, a UNIT Alagoas conquistou Conceito Institucional nota 5 (de 1 a 5) pelo MEC.
Esta, que é a maior aquisição já realizada pela Afya em número de vagas de Medicina, marca a sua entrada no estado de Alagoas e a ampliação da operação em Pernambuco, onde o grupo já opera a FAMEG, em Garanhuns. A transação adiciona 340 vagas de medicina ao portfólio da Afya, para um total de 3.099.
A compra é a 20ª aquisição da Afya, entre instituições de ensino e healthtechs, desde a abertura de capital, em 2019. Representa ainda a conquista de 10,5% de market share do mercado privado de graduação médica no Brasil. “Quero destacar a importância e a reconhecida qualidade acadêmica das duas instituições que vão se juntar à Afya, trazendo suas melhores práticas, além de um time apaixonado por ensinar e pela Medicina, em particular, convergindo seus valores e história com os nossos. As unidades adquiridas possuem um reconhecimento nacional pela sua excelência e reputação no ensino”, destaca Virgilio Gibbon, CEO da Afya.
Para o CEO do Grupo Tiradentes, professor Luciano Kliemaschewsk, é um momento muito importante a passagem das instituições de ensino de Alagoas e Jaboatão dos Guararapes para um novo controlador. “Temos muito orgulho da trajetória do nosso grupo que sempre entendeu a importância da educação e do conhecimento na transformação da vida das pessoas. Nossas IES sempre tiveram o foco na qualidade e no compromisso de gerar impacto social na vida de alunos, professores e comunidades no entorno. Tenho certeza de que, nesta nova etapa, com a Afya, a UNIT Alagoas e FITS Jaboatão dos Guararapes continuarão seu ciclo virtuoso de resultados e qualidade, com foco nos alunos e nos colaboradores.”
Para o CFO da Afya, Luis André Carpintero Blanco, o interesse de compra na Sociedade Educacional e Cultural Sergipe DelRey demonstra a saúde financeira do grupo. “Além disso, confirma nossa disciplina na execução e o foco na estratégia de crescimento de longo prazo. Atingimos 10,5% de market share do mercado privado de graduação médica no Brasil. A meta é chegar a 15% até 2028.”