A DPOnet, startup que oferece uma plataforma SaaS que implementa e faz a gestão de forma automatizada do processo de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), recebeu aporte de R$ 6 milhões em uma rodada seed, tendo como investidores a aceleradora de startups Leavening, family offices e o LW Ventures, fundo de Corporate Venture Capital da Locaweb.
Fundada em 2020, a startup conseguiu criar um produto SaaS escalável em um setor que era estritamente ligado à serviços e vem apresentando um crescimento significativo. Atualmente atende mais de 1.500 empresas que estão em conformidade com a Lei, e por meio dos serviços de DPO terceirizado, estão preparados para atender as demandas da ANPD e dos titulares de dados.
Segundo pesquisa publicada em agosto pelo NIC.br, após quase dois anos da LGPD ter entrado em vigor, os encarregados de dados (DPO – Data Protection Officers) estão atuando, direta ou indiretamente, em apenas 17% das empresas do país. Não somente as grandes empresas mas até as pequenas empresas precisam se adequar à lei.
Levar os avanços trazidos pela LGPD para empresas de todos os portes é uma necessidade, uma vez que a segurança cibernética nunca esteve tão em prioridade nas organizações como na atualidade. A Global Digital Trust Insights Survey estima que 83% das empresas brasileiras projetam ampliar seus investimentos nesta área este ano.
“Conquistamos o primeiro cliente em agosto de 2020 e terminamos aquele ano com 80 clientes. Hoje, atendemos mais de 1.500 clientes entre indústrias, comércio, prestadores de serviços, poder público e terceiro setor. São mais de 70 segmentos atendidos, desde um pequeno e-commerce até uma operadora de saúde, que trata um grande volume de dados sensíveis”, afirma Marcelo Martins, cofundador e CRO da startup.
Os recursos desta rodada seed permitirão ampliar a vertical do marketplace que oferece serviços especializados para a jornada da LGPD, como cyber security. Queremos que nossos clientes tenham a comodidade de contratar os serviços qualificados em um único local”, complementa Marcelo.
“Por meio da plataforma automatizada e dos treinamentos em EAD, comprovadamente a DPOnet reduz em até 90% os investimentos e o tempo para a adequação e gestão da proteção e privacidade de dados”, afirma Ricardo Maravalhas, cofundador e CEO da startup.
Segundo Ricardo, a DPOnet vem atingindo por meio da educação o seu propósito de democratizar a LGPD. “A educação transforma a cultura das organizações e da sociedade. Nossos cursos são distribuídos em parceria com universidades e com grandes empresas. Esse novo aporte ampliará a nossa atuação nessa vertical.”