Depois de conquistar o mercado de Geração Distribuída de Minas Gerais, a Metha Energia expande seu negócio para São Paulo. A população de 234 municípios poderá utilizar o serviço da Metha Energia, que conecta usinas de energia renovável às casas das pessoas, permitindo redução de até 15% no valor na conta de luz. Inicialmente a empresa espera atender 15 mil residências e já tem planos de expandir a operação em 2023.
Segundo a empresa, o estado de São Paulo é um dos mais estratégicos em nosso setor. Não só pelo volume da população ou da concentração dos tomadores de decisão, mas também pela dificuldade em alocar usinas de GD no estado. “Isso torna essa conquista muito especial e marcante para a Metha. E claro, esse é apenas o começo. A nossa expectativa é que nos próximos anos tenhamos algumas centenas de milhares de clientes no estado, principalmente com a entrada na capital que está por vir”, ressalta Victor Soares, cofundador e CEO da Metha Energia.
Para os moradores que aderirem, não é preciso realizar obras nas casas, nem fazer qualquer tipo de investimento em aparelhos. A CPFL Paulista, concessionária dessas cidades, continuará sendo a distribuidora de energia das residências, sem nenhum custo extra. O que muda é que a casa passa a utilizar a energia limpa da Metha, ajudando o planeta no combate à poluição e ao aquecimento global.
A Metha Energia foi criada em 2017 e, desde a sua fundação, já evitou a emissão de 34 mil toneladas de carbono na atmosfera. Ao todo, a energytech possui parceria com 27 usinas solares e de biogás, com capacidade total de produção de milhões de KWh por mês. A energytech opera no sistema de Geração Distribuída regulamentado pela Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, pela Resolução Normativa nº 687/2015 e também pelo Marco Legal da GD Lei nº 14.300/2022.
Como funciona o serviço da Metha Energia
A Metha Energia opera no sistema de Geração Distribuída regulamentado pela Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, pela Resolução Normativa nº 687/2015 e também pelo Marco Legal da GD Lei nº 14.300/2022. Dessa forma, a startup está sempre em conformidade com a legislação brasileira. Entenda como funciona o serviço:
Usinas solares e de biogás de parceiros da Metha Energia produzem energia limpa em larga escala. A energia limpa, e mais barata, dos parceiros da Metha é injetada na rede da distribuidora, que gera créditos proporcionais, medidos em KWh.
Os consumidores que querem aproveitar o desconto e serem mais sustentáveis usando uma energia limpa se cadastram no site da empresa. O cliente faz uso da energia em sua casa normalmente. A Metha Energia faz a conexão entre os créditos gerados na produção de energia e os clientes Metha. Os créditos chegam ao consumidor em forma de redução na conta de luz, que pode ser de até 15%, em uma conta simplificada, digital e transparente.