O Elefante Letrado, plataforma digital que apoia a formação do hábito da leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, está investindo R$ 1,1 milhão em uma nova funcionalidade que utiliza inteligência artificial para auxiliar os professores a avaliarem a evolução e fluência da leitura oral de seus alunos.
Além disso, com a nova tecnologia, a plataforma quer aumentar o impacto no processo de aprendizagem do estudantes. Segundo Scheila Vontobel, fundadora do Elefante Letrado, a nova funcionalidade trará grande impacto ao ensino da leitura. “Investimos num sistema inédito e que se utiliza do que há de mais moderno em inteligência artificial para obtermos indicadores rápidos e precisos sobre o desenvolvimento e evolução dos leitores que utilizam a nossa plataforma”.
A plataforma conta com um espaço específico onde ficam salvos os áudios das leituras dos estudantes. Desta forma, é possível que o professor acompanhe a evolução das leituras feitas em diferentes momentos do ano letivo.
A nova ferramenta que utiliza inteligência artificial irá agilizar a avaliação dos áudios dos alunos, auxiliando os professores com relatórios precisos sobre o aumento da fluência de cada aluno. O resultado disso será também um ganho enorme de tempo para os educadores, que poderão se dedicar mais ao planejamento pedagógico, considerando as avaliações já realizadas pela plataforma.