Ontem estreou na Globo “Geração Brasil”, a nova novela das 7, que tem como tema principal o empreendedorismo. A história se passa parte no Rio de Janeiro, parte em Recife, parte na Califórnia. O protagonista, Jonas Marra, interpretado por Murilo Benício, é uma espécie de Steve Jobs, um grande magnata e visionário da tecnologia.
O tema é legal e acredito que importante, principalmente para levantar questões de empreendedorismo e mostrar o potencial da tecnologia a pessoas que não necessariamente estão ligadas a tais temas, mas acompanham a TV Globo. Só não sei se isso acontece da melhor maneira, já que a novela mostra um mundo alheio à realidade.
Vendo várias das cenas, fiquei constrangido. E muito. Pelo menos deu pra rir bastante. O fato é que, dentro do universo que se propõe, a novela é bem tosca, mesmo sendo uma comédia. Talvez nem seja culpa da Globo – é só que, definitivamente, eu não sou o público. Quem acompanha o mercado de empreendedorismo e tecnologia, provavelmente também não é. Pra essa galera, Silicon Valley, a nova comédia da HBO é bem mais interessante. Se bem que, dá pra rir mais com Geração Brasil.
Até houve algumas cenas legais, como a apresentação de Thiaguinho, que nos fez imaginar uma grande empresa tecnológica nascendo no Brasil, ou mesmo a forma como a novela é otimista em relação ao país. Mas, na maior parte do tempo, não deu. Veja você mesmo aqui.
Agora que expliquei que a novela é uma caricatura, e a importância que ela poderia ter, vamos à parte realmente bizarra e divertida: as pérolas que me arrancaram um facepalm;
Quando vi dancinha de Jonas Marra e sua esposa, Pamela Parker, em uma conferência da empresa
Sério, gente, qual a necessidade disso? Durante a novela, fica bem claro que Jonas Marra (que raio de nome é esse?) é inspirado em Steve Jobs. Só fico imaginando quando Jobs faria uma dessas.
Quando vi esse pôster de Jona Marra imitando Steve Jobs
Por quê????
Quando ouvi o sotaque forçadão da Pamela Parker e o pai dela
Sério, que coisa irritante! Ouça.
Quando vi o nome da novela cheio de números
P0r qu3 3 mu1t0 l0uc0 35cr3v3r 4551m 3m 2014! E até ajudou a criar teorias da conspiração.
Quando conheci o Marrafone, o super smartphone incrível! Ou seria o Lumia 520, da Nokia com Android?
O pior é que eles ainda pegaram um dos modelos mais baratos para ser o top de linha. Mas o site da empresa é bem legal.
Quando conheci Vicente, o moleque hacker-prodígio-que-já-sabemos-que-será-o-sucessor-de-Jonas-Marra-e-o-grande-gênio-da-história
Ele manja muito de computador, mas mexe em um Windows 98.
Quando vi o desafio cultural: “Hackers, invadam meu computador!”
Sério, que ideia genial heim cara? Você pede para invadirem seu computador para saber quem será seu próximo sucessor e aí faz um reality show com esses ferinhas da pesada.