Muitas receitas de sucesso falham em sites de crowdfunding como o Kickstarter, o maior to tipo. Basta ver que quanto mais baixo o voo, maiores as chances do dinheiro ser arrecadado. Desde que a plataforma foi criada, apenas 62 projetos conseguiram arrecadar mais de US$ 1 milhão enquanto 44.301 projetos arrecadaram até US$ 10 mil. Além disso, a taxa de fracasso é alta, mais de 56% dos projetos não conseguem arrecadar o valor mínimo que precisam para realização. Valores apontados pelo próprio Kickstarter Por isso um site decidiu tirar disso um negócio: o Prefundia promete dizer antes do lançamento se um projeto tem ou não firmeza para ficar de pé.
O Prefundia reúne dicas para fazer com que os projetos ganhem atenção antes do prazo de validade da sua arrecadação vencer. De como fazer o vídeo do projeto, até utilização de dados como page views e seguidores em redes sociais, a plataforma dá fórmulas do suceso.
Claro que a plataforma também permite que você coloque seu projeto lá para arrecadar opiniões. O Prefundia no fundo se tornou um bom “testador” de projetos e pode servir para aprimorar ideias.
Os fundadores do Prefundia anunciam que os projetos que passam por lá têm maior taxa de sucesso do que os que não passam pela plataforma teste. A ferramenta também abrirá para projetos mobile.
Usuários do Kickstarter fizeram um fórum no início do ano sobre o Prefundia. A impressão inicial parece ser majoritariamente de estranhamento. Leia aqui.